Nota 10

Shopping Popular ganha murais pintados pelo artista amapaense Jeriel  

Na sua trajetória o artista já pintou vários prédios públicos. Além disso, realizou inúmeras exposições coletivas e individuais em todo Estado do Amapá. Também teve seu trabalho exposto no Rio de Janeiro e em duas coletivas internacionais nas cidades de Paris e Lisboa, em 2018.

Compartilhe:

O novo Shopping Popular contará com dois murais dedicados à valorização da cultura amapaense que estão sendo pintados pelo artista plástico Jeriel Luz. Os temas escolhidos foram o modo de vida do ribeirinho e o encanto das rodas de marabaixo.

A primeira pintura foi denominada “Marabaixo, Ritmo e Força” e já está em fase de finalização. O painel terá 12 metros de largura e faz parte da área da praça de alimentação. O outro mural “Labor Tucuju- Vida Ribeirinho”, tem 50 metros de largura e está localizado na área externa do shopping.

“A minha inspiração foi a nossa própria cultura, eu acredito que o ribeirinho tem uma força muito grande, é aquele que vende os produtos, que faz a farinha, que colhe o açaí, que pesca o camarão. E o marabaixo vem do aspecto cultural do ritmo, da dança, então tudo isso me encanta e encoraja a fazer uma pintura que vai ser marco desse prédio”, disse Jeriel.

“Eu não fui ribeirinho, mas a minha mãe foi. Então absorvi tudo que ela narrava e coloco dentro das minhas obras. Tanto no estilo mais atual, no meu estilo Pop Art Tucuju, como nas obras mais antigas e tradicionais”, completou o artista.

Os painéis têm o objetivo de destacar um espaço para que os visitantes e clientes possam conhecer momentos da nossa cultura, além de embelezar o novo shopping popular. Para Jeriel  , pintar um local que vai ficar para a posteridade, é uma grande felicidade.

“É uma honra muito grande e uma luta também, mas eu acredito que quando esses momentos são possíveis, de representar o nosso estado, as nossas raízes, eu tenho muito orgulho em participar. Eu quero mostrar o que é nosso, essa é a minha proposta”, finalizou o artista.

Artista

Jeriel tem mais de 25 anos de carreira, é professor de artes, mas hoje se dedica inteiramente às artes plásticas. Em 2009, criou um estilo próprio chamado Pop art Tucuju que tem por definição as referências multiculturais do povo tucuju. As pinturas são feitas com a combinação única de cores vibrantes e formas.

 

Obra

A obra do Shopping Popular está em fase de acabamentos e tem mais de 90% dos serviços concluídos. O local será ocupado pelos trabalhadores da Feira do Caranguejo e do Feirão Popular na Avenida Antônio Coelho de Carvalho, no centro da cidade.

O prédio é dividido em dois andares, terá 114 unidades comerciais internas, 20 unidades externas, 2 quiosques institucionais, 2 áreas de serviço e plataforma de acessibilidade. No andar superior estão 7 unidades comerciais, praça de alimentação, 8 banheiros masculinos, 7 femininos e 1 para portadores de necessidades especiais.

A obra foi executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob) e custou R $3.982.125,27. O recurso foi destinado através de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre (DEM/AP).

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *