Nota 10

Show de Marabaixo reúne gerações na gravação de DVD

A AABM se propõe realizar e incentivar pesquisas e estudos que visem difundir a história dos afrodescendentes no Amapá, incluindo também a dimensão social, antropológica, religiosa e cultural.


Claudio Rogério
Assessoria de Imprensa

A Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo – AABM, estará realizando no dia 06 de abril, no Restaurante Norte das Águas, a partir das 21h com direito a gravação de um DVD, o evento “Marabaixo, Patrimônio do Brasil – O Show!”O espetáculo irá celebrar dois momentos marcantes para o segmento do marabaixo.

Um ano de fundação da academia que foi instalada oficialmente em 22 de março de 2018; e a comemoração de reconhecimento do Marabaixo como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Título dado por unanimidade no dia 08 de novembro de 2018, em Belém do Pará, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

A produção do show juntamente selecionou mais de 22 artistas de várias gerações e de diversas comunidades que cantam, tocam e dançam o marabaixo. Entre essas gerações é possível encontrar seu João da Cruz de 90 anos da comunidade do Cria-ú e Ícaro Tomas Ramos de 13 anos de idade, tataraneto do Mestre Julião Ramos. Todos estarão no palco cantando nossa cultura.“Além de reunir essas diversas gerações, estaremos deixando um marco na história do Amapá com a gravação de um DVD com grandes personalidades do marabaixo. Será de fato um grande encontro do Rio Amazonas com o Marabaixo”, disse Carlos Piru, coordenador do evento.
Padre Paulo Roberto, presidente da AABM disse que; “o evento será de uma magnitude social e cultural que exige a participação de todos os atores sociais, cultural e de todos os segmentos. Eu penso que o marabaixo e batuque deveria nos unir, unir todos os segmentos cultural eu diria até todas as religiões”.

A AABM tem como finalidade incentivar o interesse pela cultura do batuque e marabaixo. Valorizar a nossa ancestralidade e os pioneiros, bem como os seus descendentes que lutaram para resgatar, perpetuar e valorizar a essência da nossa história espiritual, ritualística, memória e resistência. Ela se propõe realizar e incentivar pesquisas e estudos que visem difundir a história dos afrodescendentes no Amapá, incluindo também a dimensão social, antropológica, religiosa e cultural.

Serviço:
Evento: Marabaixo, Patrimônio do Brasil, o Show (Gravação de DVD)
Data: 06 de abril de 2019 / Sábado
Hora: 21h
Local: Rest. Norte das Águas (Araxá)
Mesa: R$ 100
Reservas de mesa: (96) 99175-9142


Deixe seu comentário


Publicidade