Nota 10

Solidariedade festeja 36 anos com alegria apesar dos problemas internos e da crise do carnaval amapaense

Comemoração aberta ao povo do samba será na casa da “Tia Vilça”, ninho original do Jacaré com feijoada, churrasco cerveja e muito samba


Célio Alício
Redação DA

A Escola de Samba Solidariedade, do Bairro Jesus de Nazaré comemora 36 nesta terça-feira (15), mas a comemoração ocorrerá sábado (19) na residência de Nonato Soledade, intérprete oficial, principal compositor da agremiação, além de ter sido fundador e presidente da agremiação. Segundo Nonato, “a escola foi fundada em 15 de janeiro de 1983 por Vilça Nunes, a ‘‘Tia Vilça’ Belarmino Picanço (Beloca), primeiro presidente, Dico Soledade, Manoel Nunes (Duca), Francisco Fortunato (Mariposa), Adelson Uchôa, Wilson Maciel (Careca), Porfírio Souza dos Santos, entre outros, Primeiro elenco 

Criado inicialmente como bloco carnavalesco com as cores verde, vermelho e branco, o Solidariedade foi campeão do desfile de blocos logo na sua estréia no carnaval, com o enredo “Nossas Tradições”. Em 1984, o “Soli” subiu para o segundo grupo e homenageou o Rei Momo e ícone do carnaval, com o samba enredo “Sacaca, uma figura Singular” composto por Bi Trindade e Luiz Alberto Castro Guedes.

Além do amor da comunidade, o Solidariedade se tornou a segunda escola no coração do povo do carnaval e conquistou em 36 anos quatro títulos do grupo de acesso (1993, 2007, 2008 e 2015) com destaque para enredos como: “Nos 10 anos de Império, parabéns pra ela” (1993); Cutia do Araguari: onde as águas se encontram e a natureza faz a festa” (2004), “Vale do Uaçá: um mergulho mágico em um mundo fascinante (2006); “Luzes para Araci: uma poesia Mont’Alverniana” (2008) e em 2015, a escola conquistou o título do segundo grupo com enredo em homenagem ao desembargador Gilberto de Paula Pinheiro.

Pela escola passaram grandes personalidades do samba e do carnaval como o carnavalesco Paulo Rodrigues que assina três dos quatro enredos campeões do grupo de acesso; os irmãos Calbi e Durval Melo; o sambista Carlos Piru (ex-presidente), Bi Trindade, Lizete Guimarães, Luciana Jardim, Carlinhos Bababá, José Caxias, Adelson Preto, Nena Silva, Disney Silva, Arnanda Oliveira, Susy Dayanne Brazão, Heraldo Almeida, Célio Alício, entre outros.

A comemoração de sábado (19) terá início às 12h e se estenderá até 22h e terá como atrações as apresentações da bateria, alguns pontos técnicos, intérpretes, a Velha Guarda da escola, entre outras atrações. À comunidade e convidados será servida uma suculenta feijoada e produtos como cerveja, refrigerante, água mineral e churrasco serão comercializados a preços promocionais. A residência do casal Nonato e Nazaré Soledade fica localizada na Rua Leopoldo Machado, esquina com a Av. Ana Nery. Nº 299, no Bairro Jesus de Nazaré.

 


Deixe seu comentário


Publicidade