Nota 10

Tartarugalzinho inicia a 22ª edição do tradicional Forrozão da cidade

Além de levar entretimento a munícipes e turistas, com apresentações de quadrilhas juninas e shows nacionais, evento movimenta a economia do local


 

Elen Costa e Cleber Barbosa
Da Redação

 

Tartarugalzinho (AP) Com um público estimado em 5 mil pessoas, segundo projeções da Polícia Militar (PM), a Prefeitura do Município de Tartarugalzinho deu início, na noite deste sábado (8), a mais uma edição do tradicional forrozão que está em sua 22ª edição, a terceira na gestão de Bruno Mineiro – projeto interrompido na pandemia.

 

 

Famílias inteiras lotaram a principal praça da cidade, Saturnino dos Santos. O cantor Bergue Rabelo, ex volaclista de bandas nacionais, como Calcinha Preta, Anjo Azul e Garota Safada, levou a multidão ao delírio, com sucessos que marcaram sua carreira e que o estão levando de volta às turnês pelo país, como ‘O vento levou’ e ‘A lua e o sol’.

 

Além de levar entretimento a munícipes e turistas, com apresentações de quadrilhas juninas, o evento movimenta a economia de Tartarugalzinho. Hotéis e restaurantes estão com suas listas cheias, empreeendedores expõem produtos alimentícios e artesanais. Um dos atrativos são as iguarias à base de milho verde. O destaque, desta vez, ficou com o brigadeiro sabor milho.

 

“É uma oportunidade para fomentarmos a econônima local. Posso dizer que aqui acontece o maior forrozão do estado. Temos gente de todos os lugares, da região dos lagos, de Macapá. Esse evento iniciou há mais de duas décadas, com o intuito de ajudar as escolas minicipais, virou tradição, mas agora, como as instituições de ensino recebem todo apoio necessário, decidimos estruturar, investir e potencializar nesse evento cultural e agora turístico”, disse Bruno Mineiro. Nenhuma ocorrência de violência foi registrada.

 

O ponto ápice da noite foi o acender da fogueira simbólica de, aproximadamente, 20 metros de altura, com iluminação pirotécnica e fogos de artifícios.

 

“Pensamos em todos. Por isso, fizemos a distribuição de abafadores de som, foram 50, para crianças com Transtorno do Espectro Autista, para que elas não se incomodassem com o barulho e pudessem aproveitar ao máximo a festa”, concluiu o prefeito.

 

A programação se estenderá durante todo o mês. No dia 27 de junho, dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Pepértuo Socorro, o show ficará a cargo do Padre Antônio Maria. O encerramento será no dia 29.

 

Economia pujante

Com vocações minerária e agropecuária, Tartarugalzinho também acaba editando um formato de Forrozão que se transforma numa grande vitrine daquilo que o município é capaz de produzir. E muito acessível, para todos os tipos de público.

 

Com a espiga de milho cozido a R$ 1 (um real), comercializada diretamente pelos produtores rurais, como o paranaense Fábio Castro, que tem uma propriedade rural na comunidade de Santa Maria.

 

Ele explica que graças aos incentivos e o subsídio da Prefeitura de Tartarugalzinho, toda a logística para participação no evento sendo garantida, foi possível a oferta não só do tradicional milho cozido, como de todas as principais iguarias da época. “É a segunda melhor época do ano depois do Natal, para encontros em família, ocasião em que a agricultura exerce um grande protagonismo e aqui a gente tem, sim, apoio público”, disse o agricultor, lembrando que da porteira pra dentro o produtor rural brasileiro tem níveis de excelência, cabendo portanto ao órgãos governamentais apoiarem e garantir um ambiente favorável.

 


Deixe seu comentário


Publicidade