Nota 10

Trilha ecológica: Governo promove uso sustentável da APA da Fazendinha

A atividade é parte da programação alusiva à Campanha Junho Verde.


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou, nesta sexta-feira, 17, uma trilha ecológica na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha.

A atividade é parte da programação alusiva à Campanha Junho Verde e teve como finalidade estimular sobre a importância da conservação ambiental, assim como proporcionar um momento de conexão dos participantes com a natureza.

A experiência para a jovem universitária Simily Serique, 23 anos, além da conexão com a natureza, foi uma oportunidade para imergir no conhecimento da floresta de várzea e fundamental para valorização do uso sustentável da área de proteção ambiental.

“Está sendo muito interessante a gente ter conhecimento do nosso patrimônio, exatamente porque se a gente não conhece, nós não damos a importância e não cuidamos. Então, essa experiência está sendo muito importante justamente para termos esse contato”, opinou a jovem.

O chefe da APA da Fazendinha, Danilo Lacerda, evidenciou a dimensão da programação para que a sociedade também seja participante no processo de cuidado e preservação do meio ambiente, conhecendo e utilizando de maneira sustentável a área de proteção.

“Ela [APA] faz parte do uso sustentável. E o que estamos fazendo hoje, uma trilha ecológica, faz parte do uso sustentável da APA, que é também uma ferramenta de educação ambiental. Nós estamos levando a sociedade para conhecer e ver o quanto é importante preservar e ter áreas assim, porque é bom para a saúde física e mental”, enfatizou Lacerda.

Com duração de aproximadamente uma hora, os participantes percorreram a Trilha da Cotia, onde no percurso foram feitas paradas para apresentação da vegetação nativa, com destaque para aquelas utilizadas como madeira de lei e para fins medicinais. A programação teve como público-alvo técnicos ambientais, acadêmicos e guardas-parques.


Deixe seu comentário


Publicidade