Nota 10

Walkíria Lima apresenta recital de música em comemoração aos 261 anos de Macapá

O recital será realizado por professores e alunos do centro de música. As apresentações serão de canto lírico, violão, grupo local e a Big Band.


O recital representa parte dos cursos técnicos que oferecidos no Walkíria Lima

Na noite deste sábado, 2, às 19h, a população poderá prestigiar o Recital de Música da Escola Walkíria Lima. O evento ocorrerá na própria instituição e faz parte de uma extensa programação preparada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA) para homenagear o aniversário de 261 anos de Macapá, celebrados no dia 4 de fevereiro.

O recital será realizado por professores e alunos do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima. O repertório apresentado é recheado de composições que fazem parte da música brasileira. Haverá obras de Alberto Nepomuceno, Waldir Azevedo, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Zé Renato, entre outros.

As apresentações serão de canto lírico, violão, grupo local e a Big Band. Para quem tem curiosidade sobre o que é ensinado no Walkíria Lima, o recital representa parte dos cursos técnicos oferecidos no centro de música, que, ao longo de 67 anos, vem formando alunos na prática musical, muitos dos quais já atuam no mercado de trabalho, dentro e fora do Estado.

De acordo com Simone da Silva, professora de teoria musical do Walkíria Lima, há alunos oriundos de formação técnica que se tornaram professores, depois de, também, cursarem graduação e se destacarem na prática pedagógica. Além dos que decidiram seguir carreira acadêmica na área musical.

“Como exemplos, temos a estudante Wayne Silva que atua na educação musical para bebês em Campinas, São Paulo. Vemos, também como exemplo exitoso de uma formação de qualidade oferecida pelo centro, a aluna Mariana Brito que hoje cursa doutorado em práticas interpretativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, disse, orgulhosa, a professora Simone.

Para a educadora, a formação oferecida pelo centro à comunidade amapaense fortalece, sem dúvida nenhuma, a prática musical em muitas vertentes. “A possibilidade de estudar música em um espaço adequado oferece àqueles que buscam ao centro, uma formação sólida, dando, assim, perspectivas futuras de uma vida com qualidade”, resumiu.

História

O Centro Educacional Profissional de Música Walkíria Lima está localizado na Rua Eliezer Levi, 063, bairro Central. Inicialmente foi chamado de Conservatório Amapaense de Música (CAM), criado no dia 25 de janeiro de 1952. No início, contava apenas com três professores que ensinavam canto lírico, violino, piano e teoria da música. A escola atendia a 33 alunos.

Posteriormente, em 1983, o Conservatório Amapaense de Música passa a se chamar Escola de Música Walkíria Lima, novos cursos são implantados e é inaugurado o auditório Mestre Oscar Santos.

Já em 2007, a Escola de Música Walkíria Lima passou se chamar Centro Educacional Profissional de Música Walkíria Lima, com objetivo de proporcionar qualificações técnicas musicais.

Em 2018, foi entregue o atual prédio do Centro, todo reconstruído e modernizado. O novo ambiente tem acessibilidade arquitetônica, dispõe de estacionamento coberto, elevador, urbanização, auditório, salas administrativas, 44 salas de aula para estudos teóricos, coletivos e de prática individualizada, projetadas conforme as especificidades necessárias ao ensino de cada instrumento.


Deixe seu comentário


Publicidade