Zé Miguel, Roni Moraes e Caio de Souza celebram a arte, a cultura e as histórias regionais em show
O show será o primeiro de quatro apresentações do projeto Conexão Amazônia para 2025

Os cantores, músicos e compositores amapaenses, Zé Miguel e Roni Moraes, em parceira com o violeiro e compositor paulista Caio de Souza, se apresentarão, a partir das 19h30 desta quinta-feira (23), no Sesc Araxá. O show, com entrada gratuita, será o primeira de quatro apresentações do projeto Conexão Amazônia para 2025. A iniciativa tem o propósito de celebrar a arte, a cultura e as histórias da nossa região e conectar outras do Brasil em uma noite mágica com grandes talentos.
“Será um show muito especial, que poderá abrir portas para uma circulação nacional do meu trabalho. Faço o convite para todos, para fazermos uma gravação bonita e convencermos lá fora que a música do Amapá pode circular pelo Brasil em alto e bom som”, convidou Zé Miguel.
Conexão Amazônia
O projeto Conexão Amazônia iniciou em 2015. Essa será a 12ª edição da iniciativa, idealizada por Zé Miguel, que realiza encontros de cantores e compositores da região Norte para fortalecer a música em shows em conjunto nos estados da nossa região. No Amapá, as apresentações costumam ter um artista convidado. O projeto é reconhecido como o disseminador da música nortista e promove a interação de estilos e ritmos de outras partes do Brasil.
Zé Miguel
Zé Miguel é um artista reconhecido dentro e fora do estado. Tem como marca as composições sobre a terra onde nasceu, o Amapá. A paixão pela música surgiu na igreja durante a infância. Aos 16 anos, começou a tocar violão e guitarra. Na década de 1980, compôs suas primeiras canções e começou a participar de festivais. Zé Miguel passou por várias bandas até o início dos anos 90.
Em 1991, lançou seu primeiro LP, Vida Boa. Em 1996, com Val Milhomem e Joãozinho Gomes, criou o projeto Planeta Amapari, resultando no CD de mesmo nome. Em 1998, lançou seu segundo disco solo, Lume. Em seguida, veio o CD Dança das Senzalas, projeto conjunto com o Quarteto Senzalas, grupo formado em parceria com Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Joãozinho Gomes. Em 2002, lançou o terceiro solo, o CD Acústico, e em 2004, foi a vez do CD quatropontozero (sim, tudo junto e com letras minúsculas). Após a morte trágica do filho Marco Kayke, vítima de acidente de trânsito, lançou o álbum Uma Balada para Kayke. O trabalho mais recente de Zé Miguel é o DVD Meu Endereço, de 2007.
Zé Miguel possui mais de 400 letras que falam da Amazônia. E tem em seu currículo shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Alemanha e Guiana Francesa. Ele é um dos maiores da música amapaense.
Roni Moraes
Roni Moraes é amapaense e compõe músicas desde 1994, também com parceiros. Já participou de diversos festivais de música no Amapá e em outras cidades brasileiras. Roni já gravou o CD Belvedere, que reúne composições próprias do artista e também parcerias com outros nomes do cenário musical amapaense. Roni Moraes se apresenta em eventos culturais há mais de duas décadas.
Na música, é autodidata e recebeu influências de grandes compositores e intérpretes da boa Música Popular Brasileira (MPB) e do regionalismo amazônico. Além da música, o artista é graduado em Artes Visuais, mas é a música a sua principal atividade profissional.
Caio de Souza
Violeiro e compositor paulista de Santa Rita do Passa Quatro (SP), Caio de Souza é o convidado de fora do Amapá. Autor do álbum Espalha Brasa, com oito faixas instrumentais, e do duo de violas caipiras Urutu, com Letícia Leal. Músico experiente, iniciou carreira musical na viola ainda durante a graduação em Música e já se apresentou, solo e em parceria com outros artistas, em várias cidades do Brasil, inclusive nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Ele é, também, professor de Etnomusicologia na Universidade do Estado do Amapá (UEAP).
Texto: Elton Tavares
Deixe seu comentário
Publicidade
