Polícia

Ação do NIMP e Bope prende jovem com arma usada pelas Forças Armadas

Recentemente uma mudança na legislação autorizou policiais militares a usarem a pistola, considerada arma de guerra


Rafael Batista da Costa, de 25 anos, foi preso numa ação conjunta do Núcleo de Inteligência do Ministério Público (NIMP) e Batalhão de Operações Especiais (Bope) por posse ilegal de armamento de uso exclusivo das Forças Armadas. Segundo a polícia, ele estava com uma pistola calibre 9mm, que apenas o Exército tinha autorização para manuseio.

Recentemente uma mudança na legislação autorizou policiais militares a usarem a pistola, considerada arma de guerra. O serviço reservado do NIMP havia recebido uma denúncia anônima e passou a monitorar o jovem, que não tinha passagem pela polícia. Ele foi preso quando saia de casa, na rua 8 do bairro Marabaixo II, Zona Leste de Macapá.

“Ele se preparava para sair em uma motocicleta quando houve a abordagem. Não houve tempo para qualquer tipo de resistência. Ainda o questionamos sobre a origem da arma, mas ele não respondeu como a adquiriu e nem qual era a intenção. É um armamento que somente agora os policiais militares tiveram autorização para portar, mas nenhum pedido foi registrado até esse momento na nossa corporação. Felizmente tiramos essa arma de circulação”, comentou o tenente Cecílio, do Bope, que comandou a ação.

O jovem também não quis comentar o caso com a imprensa, se mantendo calado o tempo todo. Ele foi indiciado por posse ilegal de arma de fogo e munição de usos restritos. “É importante que a população faça a parte dela denunciando qualquer tipo de crime. Se não fosse essa denúncia, dificilmente teríamos como saber que esse elemento – que não tinha passagem pela polícia – estaria com uma arma desse calibre”, concluiu o tenente.


Deixe seu comentário


Publicidade