Polícia

Após morte de criminosos, inquérito sobre dupla tentativa de assassinato será arquivado

“Tourinho” e “Scooby” eram suspeitos de tentativa de duplo homicídio no bairro Ipê. Durante inquérito os criminosos acabaram mortos em intervenções do Bope, o que leva ao arquivamento do caso.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

O delegado César Ávila, da Delegacia de Homicídios, vai encaminhar à justiça o inquérito policial que apura uma dupla tentativa de homicídio registrada na noite de 28 de março deste ano, no bairro Ipê, zona norte de Macapá, durante um ataque executado por Jhonatan Viana da Silva, de 27 anos, o ‘Tourinho’, e Ruan José Lacerda da Silva, de 24 anos, o ‘Scooby’, e que foram mortos em confronto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), nos dias 1 e 2 de abril, respectivamente, na mesma região do ataque.

Com as mortes dos investigados, segundo o delegado, o caso deverá ser arquivado pela justiça. “Não tem como processar quem já morreu. O fato é que a autoria dessa dupla tentativa de homicídio está esclarecida. Vamos concluir o inquérito e remeter ao Poder Judiciário”, declarou o delegado.

Delegado César Ávila preside inquérito que apura dupla tentativa de homicídio

 

O caso

Segundo o delegado, Scooby e Tourinho teriam tentado matar no dia 28 de março um homem que estaria tendo uma relação amorosa com a companheira de um faccionado que está preso no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). A ordem para o assassinato teria partido de dentro da cadeia.

Eles invadiram o local naquela noite, mas o alvo conseguiu escapar. Durante o ataque duas pessoas foram alvejadas dentro do imóvel, sendo que uma delas levou quatro tiros, mas sobreviveu. Scooby e Tourinho foram reconhecidos como autores.


No dia seguinte (29 de março) suspeitos em um carro prata foram à caçada do alvo em outra residência, localizada na Alameda Pérola Azulada. Novamente o suposto amante da mulher do faccionado teria escapado.

Porém, o adolescente Willian Cacella Cordeiro, de 14 anos, que estava no local, foi executado com vários tiros no banheiro do imóvel.

“O caso sobre a morte do adolescente segue sendo apurado pelo delegado Luiz Carlos. Ele pode ter relação com o mesmo caso, mas o atirador seria outro”, concluiu.

 

Mortes

Jhonatan Viana da Silva, o ‘Tourinho’, de 27 anos, foi morto durante intervenção policial no final da tarde do dia 1 º de abril em área de mata localizada no final da passagem Pau D’arco, bairro Ipê, zona Norte de Macapá.

Dia em que ‘Tourinho’ foi morto durante intervenção do Bope

 

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) havia intensificado o patrulhamento na região após uma série de confrontos armados entre integrantes de facções rivais. As equipes faziam a saturação da área quando receberam a denúncia de que dois faccionados estariam em uma motocicleta roubada e armados fazendo rondas no bairro.

Os militares avistaram a dupla suspeita ao lado da moto e decidiram fazer a abordagem. A dupla empreendeu fuga efetuando disparos contra os policiais. Houve um primeiro confronto e eles escaparam para a área de mata. O terreno alagado dificultou as buscas, mas as equipes prosseguiram. Houve nova troca de tiros e Tourinho acabou alvejado e morreu.

Já no dia 2 de abril, Ruan José de Alencar da Silva, de 24 anos, o ‘Scooby’, foi morto na Avenida Araucária, bairro Ipê, durante uma tentativa de abordagem feita por policiais do Bope.

‘Scooby’ também acabou morto durante intervenção policial

 

Segundo a polícia, Ruan estava no interior de um ônibus que foi interceptado por policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) na Avenida dos Ipês. A interceptação ocorreu depois que imagens de suspeitos ostentando armas de fogo e efetuando disparos para o alto foram publicadas nas redes sociais.

O ônibus estava voltando do sepultamento do assaltante ‘Tourinho’, morto no dia anterior na mesma região durante outra intervenção policial. Ruan seria o segundo criminoso que escapou ao cerco policial naquela ação.

Na sexta-feira, no retorno do cemitério, Ruan teria postado um vídeo mostrando uma arma de fogo e efetuando disparos pela janela do ônibus. Assim que policiais do 2º Batalhão se aproximaram, Ruan fugiu do ônibus correndo. Já na Avenida Araucária, onde uma viatura do Bope estava em deslocamento para dar apoio à interceptação ao ônibus, Scooby foi visto correndo. Na tentativa de abordá-lo os policiais foram surpreendidos por disparos. No revide o marginal acabou alvejado e morto.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg


Deixe seu comentário


Publicidade