Autor do primeiro feminicídio de 2026 já está no Iapen
Esta é a quarta passagem de Delson Júnio Cardoso Carvalho, o ‘Soiá’, pelo sistema carcerário; ele já respondeu por outros dois assassinatos e tráfico de drogas

Elen Costa
Da Redação
Já está no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) o homem de 46 anos de idade, autor do primeiro caso de feminicídio registrado neste ano de 2026, que teve como vítima Ivone dos Santos, de 37 anos.
Esta é a quarta passagem de Delson Júnio Cardoso Carvalho, o ‘Soiá’, pelo sistema carcerário. Ele já respondeu por outros dois assassinatos e tráfico de drogas.
De acordo com informações, Ivone e Delson viveram juntos por 19 anos e tinham três filhos – 12, 17, e 19 anos –, mas haviam rompido o relacionamento. Na noite do dia 1 de janeiro ela foi morta a facadas. O crime ocorreu no bairro Hospitalidade, no município de Santana.
A mulher passeava na companhia dos filhos quando soube que estava sendo procurada pelo ex. Com receio, ela buscou abrigo na casa da ex-sogra. O agressor foi até à residência da mãe e passou a discutir com a vítima. Em seguida, armou-se com uma faca e desferiu vários golpes nela. Toda a ação foi presenciada pela filha do meio do casal.
Após o fato, Delson fugiu do local em direção a uma área de pontes de uma região conhecida como Baixada do Ambrósio, na Área Portuária da cidade, onde acabou sendo capturado por agentes da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). Levado para unidade policial, foi autuado em flagrante.
Segundo relatos, a relação de Ivone e Delson foi marcada por episódios de violência física e psicológica.
Deixe seu comentário
Publicidade
