Polícia

Bandido ferido faz 4 reféns durante assalto frustrado

Richard Martel, de 19 anos, e outros três comparsas, assaltaram um imóvel na zona norte de Macapá, mas acabaram contidos na fuga por um policial à paisana.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

A polícia identificou como Richard Picanço Martel, de 19 anos, um dos quatro bandidos que assaltaram uma residência no início da noite de segunda-feira (18) na rua 1º de Janeiro, bairro Infraero I, zona norte de Macapá, e que terminou em troca de tiros e a manutenção de reféns no interior do imóvel.

A ocorrência foi registrada às 18h33 pelo Centro Integrado em Operações da Defesa Social (Ciodes). A quadrilha invadiu a residência e subtraiu vários objetos como equipamentos eletroeletrônicos e joias avaliadas em cerca de R$ 25 mil. Os bandidos pegaram um dos carros da família e obrigaram uma das moradoras a assumir o volante.

No momento da fuga um policial à paisana teria percebido a ação criminosa, acionado a central de operações e realizado a intervenção para impedir que eles fugissem levando a refém. Ouve uma troca de tiros e Richard acabou alvejado no braço direito. O projétil ficou alojado próximo ao cotovelo. A mulher tomada como refém, de 20 anos, também acabou ferida superficialmente na panturrilha direita.

Os outros três criminosos saíram em fuga. Richard colocou a arma na cabeça da mulher e retornou para o interior do imóvel onde havia pelo menos mais três pessoas, sendo uma delas uma criança de 6 anos.

“Policiais do 2º Batalhão realizaram a primeira intervenção, isolando a área e fazendo contato com o assaltante, via interfone. Os policiais conseguiram acalmar o perpetrador da crise até a chegada do Batalhão de Operações Especiais. A situação se tornou ainda mais complexa pelo fato de que não tínhamos o contato visual com o criminoso e as vítimas. Conseguimos a libertação da vítima ferida e da criança. As negociações duraram cerca de duas horas e meia até que ele libertou o restante dos reféns e se rendeu”, disse o comandante do Bope, tenente-coronel Kléber Silva.

Com Richard, que já tem passagens por roubo, os policiais apreenderam um simulacro de arma de fogo. O homem foi levado para atendimento médico no Hospital de Emergências (HE) antes de ser apresentado no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) Pacoval.

A polícia trabalha para identificar os outros comparsas que fugiram do local do assalto. Richard seria encaminhado para audiência de custódia.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg


Deixe seu comentário


Publicidade