Bandidos fazem 51 reféns dentro de supermercado durante fuga
Além das armas longas que já haviam sido apreendidas, os policiais também apreenderam coletes balísticos, pistolas, rádios transmissores, balaclavas

s cinco bandidos que tentaram assaltar o transportador de valores na porta da agência bancária no Centro de Macapá na manhã desta segunda-feira (26) abandonaram o veículo durante a fuga na rua Tiradentes e invadiram o supermercado Fortaleza.
Apenas um dos assaltantes, que foi alvejado na troca de tiros na porta da agência bancária, não conseguiu entrar e caiu sangrando ao lado do carro da quadrilha. Ele foi resgatado pelo Samu e encaminhado ao Hospital de Emergências de Macapá (HEM).

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) iniciou as negociações. Entre os reféns havia crianças e idosos que foram os primeiros a serem liberados. “As negociações duraram cerca de quatro horas. Foram empregadas as técnicas necessárias para o gerenciamento da crise. Tudo transcorreu dentro do esperado até que os criminosos libertassem todos os reféns, largassem as armas e se rendessem. Posteriormente foi feita uma varredura de segurança no estabelecimento”, disse o comandante do Bope, coronel Paulo Mathias.

Além das armas longas que já haviam sido apreendidas, os policiais também apreenderam coletes balísticos, pistolas, rádios transmissores, balaclavas (tocas) e outros objetos com a quadrilha.
No Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) Pacoval, os assaltantes foram identificados como:
Odaias Orquisa Pereira do Nascimento;
Fábio dos Anjos Nery, de 36 anos;
Anderson Paulo Ferreira Saraiva, 22 anos;
Ravig Santos Gomes, de 27 anos;
Anderson Alves Gonçalves, de 29 anos [alvejado no tiroteio]
Quadrilha era investigada por outros assaltos, diz polícia

Segundo o delegado Celso Pacheco, da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP) todos os presos têm passagens pela polícia por crimes como tráfico de drogas e roubos. Eles também são investigados por outros assaltos recentes, inclusive, o que foi realizado no estacionamento de um supermercado no bairro de Santa Rita há cerca de dois meses.
“São elementos de alta periculosidade e que atuam de forma planejada. A logística para esse assalto planejado para hoje demonstra bem o poder de organização, mas eles foram reprimidos à altura pelos nossos policiais. São pessoas já investigadas em outros inquéritos e que agora acabaram presas em flagrante. É importante aqui também deixar um recado bem claro para esses criminosos; nós estamos preparados, nós vamos enfrentá-los, nós vamos combatê-los e não vamos ficar reféns daqueles que tentam se instalar no Estado. O aparelho de segurança pública do Estado do Amapá está pronto para proteger a sociedade e reprimir de forma efetiva qualquer tentativa de ação criminosa”, asseverou o delegado.

Com a prisão da quadrilha, a Polícia Civil vai fazer um minucioso trabalho investigativo para identificar cada uma das armas apreendidas e saber a origem delas. Foi confirmado que os elementos presos integram uma facção criminosa que tenta se fortalecer no estado. No final de semana passado dois integrantes dessa mesma facção tombaram mortos em confronto com o Bope.
Reportagem: Elden Carlos/Jair Zemberg/Costa Filho/ Rodrigo Silva
Imagens: Joelson Palheta e Jair Zemberg
Deixe seu comentário
Publicidade
