Polícia

Batalhão ‘Tigre’ reduz índices de violência na zona sul de Mac

Operação ‘Pronta Resposta’ já reduziu em mais de 20% os roubos a transeuntes e em 20% as ocorrências de violência contra as mulheres


Cinco motos irregulares e um carro de passeio com placa adulterada foram apreendidos durante a operação ‘Pronta Resposta’ deflagrada na tarde dessa quarta-feira, 13, na zona sul de Macapá, pelo comando do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), com apoio de homens do Policiamento Tático de Motos (Patam), de Rádio Patrulhamento, do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro/Bope) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran). Um menor foragido do Centro de Educação Socioeducativo de Internação (Cesein) foi recapturado, também na ação. Mais de 40 veículos, entre carros e motos, foram abordados.

De acordo com o comandante do ‘Batalhão Tigre’, tenente coronel Laurelino Conceição, a operação tem sido eficaz no combate à criminalidade, sobretudo em atender os anseios da população que clama por segurança pública.

“Estamos dando às comunidades a ‘resposta’ que eles anseiam. Creio que a própria população tem avaliado de forma positiva esse novo modelo de policiamento que unifica polícia e população. Essa junção tem permitido que possamos nos antecipar a certos delitos, e dar pronta resposta aos crimes cometidos. O balanço parcial nos deixa otimistas a intensificar esse programa que, além de tudo, tem um cunho social”, diz o comandante.

A operação entra em sua quarta fase. Desde seu lançamento – em janeiro deste ano – o índice de roubos a transeuntes na zona Sul de Macapá caíram mais de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em cada fase a operação atua em diferentes pontos. “Na primeira fase nos voltamos para as áreas comerciais onde a incidência de crimes de roubo estava elevada. Depois, a ação foi voltada para locais de grande circulação, como paradas de ônibus, frente de escolas, enfim. Depois iniciamos o policiamento com motos, o que garante maior agilidade, sem falar na entrada em áreas de ponte. Então, como se vê, conseguimos estar nesses locais de forma estratégica. É válido lembrar que tudo isso ocorre após um minucioso levantamento de informações que é feito pelo nosso serviço de inteligência e com base em dados estatísticos”, observa o comandante do Tigre.

Na manhã desta quinta-feira, 15, mais de 60 policiais fizeram uma corrida de 13 km percorrendo os bairros Santa Inês, Araxá, Pedrinhas, Jardim Equatorial, Zerão, Congós, Laurindo Banha, Muca, Beirol e Conjunto Mucajá. Além de buscar aperfeiçoar o trabalho físico, os policiais também agiram ostensiva e preventivamente.

Aposta em policiamento comunitário surte efeito, diz comandante
O projeto ‘ Pronta Resposta’ não é feito apenas de ações repressivas, como as blitze, mas de ações educativas e preventivas. Se nas ações repressivas o número de roubos a transeuntes caiu 20% em quatro meses, outro dado importante também deve ser comemorado, a redução do número de ocorrências de violência contra as mulheres. 

“Na ação repressiva se combate o efeito das crises, já na ação preventiva, combatemos as causas que geram os conflitos. Estamos nas escolas fazendo palestras para estudantes e pais de alunos. Temos feito, também, um trabalho de porta em porta, conversando com as pessoas, ouvindo seus problemas e buscando soluções. Essa política de aproximação é fundamental para mudarmos essa dura realidade pela qual passamos. Quando comparamos os números e vemos que as agressões contra as mulheres diminuíram, por exemplo, renovamos o gás para prosseguir. A sociedade está compreendendo e apoiando nosso propósito. Polícia comunitária: essa é nossa filosofia para reverter as mazelas sociais”, aposta o coronel da PM.


Deixe seu comentário


Publicidade