BPTran atribui aumento de acidentes no trânsito à falta de conscientização
Porta-voz da unidade diz que responsabilidade não é só dos órgãos fiscalizadores ou condutores, mas sim de todos os que fazem parte dele, como ciclistas e pedestres

Elen Costa
Da Redação
O índice de acidentes de trânsito em Macapá aumentou consideravelmente. A afirmação é dos órgãos ligados ao setor, como o Batalhão de Policiamento (BPTran) da Polícia Militar.
Em entrevista ao Programa LuizMeloEntrevista (90,9FM) na manhã desta quinta-feira, 15, a porta-voz da unidade, cabo Leal Costa, atribuiu a violência à falta de conscientização de todos que fazem parte do trânsito.
“Nós tivemos uma crescente de sinistro no início de janeiro. Se compararmos os anos de 2024 e 2025 pudemos observar que houve um aumento envolvendo vítimas parciais. Em 2024 foram 1.428 registros. Até o dia o 31 de dezembro do ano passado, foram 1588 casos. Ou seja, 160 vítimas de um ano pra outro. O que significa que os números estão elevados, e que as pessoas precisam de alguma forma ajudar a melhorar”, destacou Leal.
Em relação aos acidentes com vítimas fatais, a porta-voz informou que os números diminuíram.
“No ano de 2025, se compararmos ao ano anterior, tivemos um decrescimento de seis vítimas. Foram 16 vítimas em 2024 contra dez vítimas em 2025”, disse.
Leal ressaltou que a responsabilidade de um trânsito seguro é de competência não somente dos órgãos fiscalizadores, mas sim de todo mundo que faz parte dele.
“É errado achar que só o condutor precisa se educar, se conscientizar. Todo mundo faz parte do trânsito: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Precisamos chamar a atenção de todas essas pessoas, porque evitar sinistros de trânsito, principalmente envolvendo vítimas, é uma tarefa não só da fiscalização, mas de toda a população”, concluiu a cabo.
Fake news
Na oportunidade, a policial informou que o BPTran mudará de endereço. Diferente do que dizem veículosnas redes sociais, a unidade, que funciona atualmente no bairro São Lázaro, zona norte da capital, não está sendo despejada do prédio.
Nos próximos dias, o batalhão se unirá ao Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), que fica na zona oeste da cidade, na rodovia Duca Serra.
A antiga estrutura, como programado, será destinada à Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), que este ano deixará de ser uma companhia do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para se transformar em um batalhão independente.
Deixe seu comentário
Publicidade
