Polícia

Candidata a sargento do Corpo de Bombeiros é indiciada por fraude em concurso interno

Segundo as investigações, a candidata teve acesso indevido ao gabarito preliminar do concurso público antes da data prevista para a realização da prova objetiva.


A Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da 6ª Delegacia de Polícia da capital, indiciou uma candidata ao cargo de sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá pelo crime previsto no artigo 311-A do Código Penal Brasileiro (CPB).

Segundo as investigações, a candidata teve acesso indevido ao gabarito preliminar do concurso público antes da data prevista para a realização da prova objetiva, ocorrida no dia 27 de junho de 2021 no campus da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), bairro Central.

De acordo com o que foi apurado, a candidata antecipou a resposta de duas questões que envolviam conhecimentos específicos e cálculo matemático a cinco outros candidatos, minutos antes da abertura dos portões do local de aplicação da prova.

A Polícia Civil realizou a comparação do caderno de provas da candidata e o espelho de questões do certame, constatando que uma das questões antecipadas por ela e que envolvia cálculo matemático estava em branco.

O promotor de Justiça, Afonso Guimarães, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público –(Prodemap) do Ministério Público do Estado do Amapá, auxiliou e acompanhou os trabalhos de investigação por parte da Polícia Civil.

De acordo com o delegado Leandro Vieira Leite, que coordenou as investigações, “constatamos que uma das duas respostas antecipadas pela suspeita em frente a Ueap, minutos antes da abertura dos portões, envolvia um cálculo matemático extenso e não foi possível deduzi-lo de plano, a não ser que possuísse um conhecimento prévio do gabarito preliminar”.

As testemunhas ouvidas pela Polícia Civil testificaram que as duas questões foram antecipadas a elas minutos antes da abertura dos portões.

O Inquérito Policial foi encaminhado ao Ministério Público.


Deixe seu comentário


Publicidade