Polícia

Capotamento mata duas pessoas; cinco ficam feridas

Duas vítimas feridas tiveram que ser levadas de helicóptero para o Hospital de Emergência (HE), em Macapá.


Duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas em capotamento automobilístico às 10h15min dessa sexta-feira, na AP 426, rodovia estadual conhecida como ramal da Base Aérea, no município de Amapá, a 360 quilôemtros da capital Macapá.

 

Duas vítimas feridas tiveram que ser levadas de helicóptero para o Hospital de Emergência (HE), em Macapá.

 

As vítimas mais graves, uma mulher de 50 anos, e uma criança de seis, foram resgatadas pela aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA). O voo durou cerca de uma hora, mais de duas horas a menos, caso fosse feito por transporte terrestre.

 

De acordo com o médico Iuri Sena, que acompanhou o estado de saúde das vítimas na Unidade Mista de Saúde de Amapá (UMS) até o momento do transporte aéreo, a adulta apresentou traumatismo crânio-encefálico (TCE) e hemotórax – que é a presença de sangue no pulmão, fazendo-o parar de funcionar. A criança apresentou TCE, mas foi estabilizada na UMS antes de ser encaminhada para o HE, por conta da gravidade.

 

oi Iuri Sena que constatou as duas mortes no local do acidente. As vítimas fatais eram uma mulher adulta e uma criança. O médico também acompanhou o transporte aeromédico até Macapá.
Segundo ele, o tempo no atendimento é determinante para pacientes em estado de saúde nesse grau de complexidade. “Normalmente, vítimas de acidente de carro são pacientes graves, então, em quanto menos tempo for feito o transporte para um atendimento cirúrgico adequado, maior a chance de ter um bom prognóstico”, afirmou ele.

 

O comandante do GTA, Rogério Silva, informou que a tripulação estava em missão estratégica de Defesa Civil no Amapá. “Agimos rapidamente por estar nas proximidades do local do acidente. Mudamos a missão para dar prioridade ao atendimento das vítimas”, disse ele.

 

A direção do HE informou que o caso das duas pacientes requer muito cuidado, ambas estão com politraumatismos, passando por procedimentos de estabilização, exames e avaliação médica. Até às 17h, as outras três vítimas estavam a caminho de Macapá, de ambulância.


Deixe seu comentário


Publicidade