Polícia

Caso ‘Chapolin’: Promotoria pede soltura de suspeita presa durante operação da PC

Professora foi presa em flagrante durante operação que investiga o furto de objetos do interior de veículos


A 1ª Vara Criminal do Fórum de Santana, distante 17 quilômetros da capital, Macapá, recebeu um pedido de soltura de uma professora presa em flagrante em 9 de maio deste ano, suspeita de envolvimento em um esquema criminoso de furtos de objetos de dentro de veículos, cujos sistemas de segurança eram bloqueados por um dispositivo conhecido como ‘Chapolin’.
O pedido foi formulado pela Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual (MP-AP), onde o promotor de justiça, Anderson Batista de Souza, argumenta na peça que a mulher é ré primária, tem residência fixa e ocupação, e que em caso de uma suposta condenação ela cumpriria a pena fora do regime fechado. Ele descreve que se em caso de condenação ela não cumpriria a pena na prisão, não existe motivo para mantê-la em cárcere durante o processo.

O homem preso na mesma operação – deflagrada pela Polícia Civil (PC) – não teve o pedido de soltura requerido pela Promotoria. Ele tem antecedentes criminais e sua liberdade pode implicar em prejuízos à investigação em curso. O pedido de soltura da professora é analisado pela 1ª Vara Criminal.

Investigação
Uma investigação iniciada em 2016 pela 6ª Delegacia de Polícia Civil, localizada no bairro do Trem, resultou na prisão de um casal no dia 9 de maio deste ano, no município de Santana, suspeito de envolvimento em uma série de furtos de objetos que eram levados do interior de veículos bloqueados por um aparelho conhecido como ‘Chapolin’, que bloqueia o alarme e travas do veículo quando o dispositivo é acionado pelo motorista.

As investigações correram sob o comando da delegada Joseane Carvalho e o delegado Leonardo Brito, da 6ª Delegacia de Polícia Civil, com apoio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP).

A prisão do casal foi feita pelo delegado Leonardo Brito, que explicou o ‘modus operandi’ do esquema. “Eles utilizavam esse aparelho, que é similar a um acionador de porão de garagem, no momento em que o proprietário do veículo descia e acionava o dispositivo para travar as portas. Esse ‘Chapolin’ bloqueia esse sinal, passando a falsa impressão de que as portas foram trancadas. Depois, sem problemas, eles pegavam o que interessava e fugiam. Nós conseguimos imagens da ação dos suspeitos, o que resultou com a prisão deles hoje”, disse o delegado.

No porta-malas do carro em que o casal foi preso havia vários equipamentos eletroeletrônicos, bolsas, aparelhos celulares e outros objetos que seriam produto dos furtos. Também foi apreendida uma arma de fogo. Os suspeitos foram apresentados na delegacia para serem indiciados pelos crimes de estelionato, furto e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. “A partir dessas prisões nós certamente teremos desdobramentos. É importante frisar que foram apreendidos oito aparelhos bloqueadores e temos pelo menos 12 vítimas identificadas, mas esse número certamente é bem maior”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade