Polícia

Confusão na Penitenciária do Amapá termina com saldo de dois detentos mortos e vários feridos

Briga entre presos do mesmo grupo criminoso resulta em três feridos e dois mortos. Iapen admite disputa entre organizações criminosas.


Jair Zemberg e Cleber Barbosa
Da Redação

 

Por volta das 14h23mn desta quarta-feira (6), aconteceu um motim na área interna do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) localizado na rodovia Duca Serra, lado Oeste de Macapá. O episódio teve início no pavilhão F3, quando os detentos saíam para o banho de sol, quando a disputa pelo poder de comando motivou o confronto. Com direito a disparos de armas de fogo, estocadas e pauladas.

O saldo do confronto foram 5 detentos lesionados, quatro deles foram levados às pressas para o Hospital de Emergência (HE). Um deles, segundo informações dos peritos da POLITEC, vítima de pauladas na cabeça, morreu ainda dentro do complexo penitenciário.

Dos quatro levados para o HE, um morreu vítima de tiros. Dois receberam o atendimento médico, foram liberados e levados de volta para as celas da cadeia, um ficou internado no pronto socorro. Segundo informações policiais, essa briga estava prevista para acontecer ainda na terça-feira (5).

Existem dois grupos de detentos no F3, um formado pelos presos recém chegados, e os detentos mais antigos, que detém a hierarquia do crime, o que não é aceito pelos novatos, desde então começaram as articulações para o confronto, que veio acontecer na tarde de hoje. Os dois indivíduos mortos foram identificados pelos nomes; Eder Rodrigues dos Santos, e Igor Castelo Leal.

A briga foi contida a princípio pelos policiais penais, logo em seguida, receberam o apoio da Polícia Militar, através de uma equipe do Batalhão de Policiamento Rodoviário estadual (BPRE) e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

Uma equipe da polícia civil, da Delegacia de Homicídios, comandada pelo delegado Luiz Carlos, atendeu a ocorrência, e identificou os envolvidos na briga generalizada do pavilhão F3. “A briga envolveu todos os detentos do pavilhão, e nós já os  identificamos, inclusive os autores dos homicídios, conseguimos ouvi-los ainda no IAPEN, a briga foi entre indivíduos do mesmo grupo criminoso pela disputa de poder”, relatou em entrevista Luiz Carlos, da Homicídios.

Todas as companhias do BOPE, entraram na penitenciária para uma revista geral. Dois revólveres calibres 38 foram encontrados em celas do F3. Os corpos dos detentos assassinados foram removidos para o Departamento de Medicina Legal-DML.

Em nota, a direção do Iapen anunciou que serão adotadas todas as medidas legais para a identificação e responsabilização dos envolvidos. “O Iapen abrirá investigação interna para apurar o episódio e a Polícia Civil iniciou a apuração dos homicídios registrados esta tarde”, diz a manifestação oficial do IAPEN.

 

Uma coletiva de imprensa será realizada na manhã de quinta-feira (7) para dar mais esclarecimentos. O local e horário serão avisados aos órgãos de imprensa.

Imagens: Jair Zemberg


Deixe seu comentário


Publicidade