Polícia

Dados da Segurança Pública apontam tranquilidade durante Circuito de Blocos e passagem de ‘A Banda’, em Macapá

Eventos carnavalescos começaram na quinta-feira, 29, e seguiram até domingo, 3. Neste período, foram contabilizadas sete ocorrências


 

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que não houve ocorrências graves registradas durante os eventos carnavalescos de quinta-feira, 29 com o início do desfile dos blocos, até domingo, 3, durante passagem da ‘A Banda’, em Macapá.

 

No período, foram contabilizadas sete ocorrências. Destas, cinco foram de poluição sonora e as demais de registro de lesão corporal (violência contra a mulher) e uma situação de desacato. Ainda segundo a Segurança Pública, não houve registros de boletins de ocorrência na 6ª Delegacia de Polícia da Capital, localizada no bairro do Trem, onde foi ativada uma Central de Atendimento durante a passagem de ‘A Banda’.

 

Para o desfile de blocos, que aconteceu na orla de Macapá, foram mobilizados mais de 300 agentes, em quatro dias de programação. A despedida do Carnaval 2024 culminou com a tradicional ‘A Banda’, onde mais de 450 profissionais estavam destacados para o policiamento do trajeto.

 

A Polícia Militar (PM), ainda realizou a abordagem preventiva de 869 pessoas, seis registros de ocorrências e a apresentação de seis pessoas à Polícia Civil.O Corpo de Bombeiros (CBM) registrou apenas três atendimentos pré-hospitalares clínicos, sem gravidade.

 

Planejamento estratégico

As datas iniciais da passagem de ‘A Banda’ e do desfile dos blocos foram adiadas devido às chuvas que atingiram Macapá no dia 13 de fevereiro. Contudo, a Sejusp manteve o planejamento operacional com 450 agentes para garantir a tranquilidade das milhares de pessoas que acompanharam a programação.

 

Somente durante a ‘A Banda’, os agentes de defesa social ficaram dispostos por todo o trajeto, com apoio de equipamentos modernos de monitoramento. Foram mais de 283 policiais militares, 100 bombeiros e 30 policiais civis. Também integram o planejamento a Polícia Científica, com 36 profissionais, e o Grupo Tático Aéreo (GTA), que empregou oito agentes distribuídos no policiamento terrestre e aéreo, com o helicóptero Gavião 01 e uso de drones.

 


Deixe seu comentário


Publicidade