Polícia

Dois homens são presos em Santana com 13 quilos de Crack

Prisões foram feitas por policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) no momento do desembarque de um dos acusados, que veio de Santarém (PA). A droga apreendida veio da Colômbia.


Policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) da Polícia Civil sob o comando do delegado Sidney Leite prenderam em flagrante na madrugada desta sexta-feira (30) dois homens com 13 quilos de Crack. A prisão ocorreu às 2h, no Porto do Grego, em Santana.
De acordo com o delegado, as prisões e a apreensão da droga são resultados de uma longa investigação. Segundo ele, um dos acusados, Antônio Sergio santos do nascimento, 47 anos, estava sendo monitorado por sua equipe, que inclusive acompanhou o embarque dele para Santarém e o retorno para Santana graças a um cuidado trabalho de Inteligência.
Ainda segundo o delegado, apenas o outro acusado, Pedro Barbosa da Silva Neto, de 46 anos tem passagem pela polícia, por tráfico e associação criminosa. Ambos são cunhados e foram presos no momento em que montavam em uma motocicleta, que também foi apreendida, com destino a Macapá, onde, de acordo com o delegado Sidney Leite, a droga seria comercializada.
Os advogados dos acusados acompanharam a lavratura do auto de prisão em flagrante e disseram à reportagem do Diário do Amapá que eles não têm absolutamente nada a ver com a droga apreendida. O defensor de Pedro argumentou que ele apenas atendeu um chamado do cunhado para que fosse buscá-lo no Porto do Grego.
“Ele simplesmente estava no lugar errado e na hora errada e nada tem a ver com o crime, o que será provado na instrução processual”, disse o advogado, que não revelou a sua identidade. O defensor de Antônio Sérgio, que se identificou como Haroldo, usou o mesmo argumento. A convicção do delegado é outra:
– Como resultado de uma longa e criteriosa investigação a Polícia Civil está desencadeando a prisão de vários investigados. Nós sabíamos que o Sergio havia se deslocado a Santarém para adquirir essa droga, como também já sabíamos que ele estava voltando, e quando desceu no Porto do Greco fizemos o cerco e lá foi feita a prisão em flagrante com essa droga, que estava dentro da mala dele. Ele também transportando uma mochila com alguns pertences e na mala vinha só a droga.
O delegado deu detalhes da prisão: “Nós esperamos o retorno dele para darmos o flagrante; inclusive ele levou a motocicleta dele, aí esperamos ele desembarcar e quando se preparava para sair na moto nós o prendemos. É um indivíduo que vem desempenhando essa atividade ilícita na cidade já há bastante tempo. Quando ele estava montando na moto junto com Pedro nós o abordamos na frente de populares, de várias testemunhas, para que ficasse bem clara a ação. Nós estamos fazendo várias investigações, não é só essa; é um trabalho que demora tempo, paciência, disciplina, tanto que em pleno feriado, de madrugada, os agentes estavam na rua, eu estava com eles, porque trabalhar somente em horário de expediente não se consegue combater o crime”.

Droga veio da Colômbia
A droga não veio de Santarém, que é apenas um ponto de passagem, segundo o delegado: “A droga vem de fora do país, descendo os rios, vem de cidades como Letícia (Colômbia), fronteira com o Brasil. O problema é que não existe investigação ou fiscalização nos rios, só na fronteira do Brasil com a Bolívia, que tem um posto de fiscalização da Polícia Federal, mas com os rios cheios a fiscalização fica muito dificultada”, finalizando:
– Infelizmente hoje nós temos muitas pessoas aqui no estado que estão sofrendo com o vício da droga, principalmente o Crack, que é substrato da Cocaína, com muitas famílias sendo destruídas. Lamentavelmente essa droga seria para consumo interno, com sua distribuição para ‘boqueiros’ em Macapá, numa quantidade razoável, pois nós apreendemos 13 quilos de droga pura. Mas a gente vai continuar trabalhando, tem muita coisa que ainda vai acontecer. A Polícia Civil está atuando e acredito que muitas outras apreensões e prisões irão ocorrer nos próximos dias.
Os acusados foram levados ao Ciosp do Pacoval para lavratura do auto de prisão em flagrante e posteriormente serão apresentados a um Juiz para a Audiência de Custódia.
Reportagem e fotos: Jair Zemberg


Deixe seu comentário


Publicidade