Polícia

Ex-presidente da CPL da Alap é preso após dois anos de fuga

Janiery Torres foi condenado a sete anos de prisão por peculato, formação de quadrilha e fraude em licitações. Ele atuou num esquema de desvio de R$ 4 milhões da Assembleia Legislativa.


A Divisão de Capturas da Polícia Civil (PC) prendeu na manhã desta segunda-feira (17) Janiery Torres, de 33 anos, que foi condenado em segunda instância a sete anos e um mês de prisão no regime semiaberto pelos crimes de peculato, formação de quadrilha e fraude em licitações.

A condenação ocorreu em 2017. Segundo a polícia, entre os anos de 2011 e 2012, Janiery participou de um esquema que desviou mais de R$ 4 milhões – pagos em reembolso de passagens aéreas – dentro da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) onde ele era presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

Em julho de 2019 a justiça expediu mandado de cumprimento de pena, mas o condenado passou a se esconder. As investigações revelam que ele aluga imóveis ou passava temporadas nas casas de parentes para não ser localizado. Os agentes montaram campana próximo à residência da mãe do condenado.

Ainda de acordo com a polícia, Janiery também é investigado por envolvimento em outro esquema similar. A condenação de sete anos é resultante de ação da Operação Eclésia. O ex-presidente da CPL foi preso em uma casa, em um loteamento no bairro Renascer, zona norte de Macapá.

Ele passou por interrogatório e seria encaminhado para exame de corpo delito na Polícia Técnico-Científica (Politec) antes de ser entregue no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) para início do cumprimento da pena.

A defesa de Janiery Torres disse que vai recorrer às instâncias superiores, já que a sentença não transitou em julgado.


Deixe seu comentário


Publicidade