Polícia

Executor de paciente no HE morre em confronto com o Bope

‘Lucão’ Freitas, de 18 anos, havia assassinado um desafeto em novembro de 2018 em um dos leitos do HE de Macapá. Na manhã desta quarta (8) ele morreu em confronto com o Bope.


Jhonatam foi morto no HE com 5 tiros

Acusado de envolvimento em latrocínio, roubos, tráfico de drogas e homicídio, Lucas Rafael Carvalho de Freitas, de 18 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (8) durante confronto com policiais da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) no bairro Perpétuo Socorro, zona leste de Macapá.

Segundo o capitão Hércules Lucena, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), havia uma denúncia anônima de que um grupo de criminosos havia invadido uma casa localizada na passagem Antônio Pereira da Costa e que o local estava servindo como ‘base’ da quadrilha.

“O denunciante repassou detalhes, inclusive, sobre quem seriam esses criminosos. Assim que as equipes iniciaram a incursão, dois bandidos abriram fogo do alto do imóvel de dois pavimentos. Além de resguardar suas vidas, a preocupação dos policiais era com os civis, já que são casas muito próximas e alguém poderia ser atingido pelos disparos dos marginais. Utilizamos as técnicas necessárias e no revide um deles acabou alvejado. Acionamos o resgate médico, mas ele morreu no local”, disse o capitão.

O outro bandido, que já foi identificado, conseguiu escapar pulando pelos telhados. “Na verdade esses dois ficaram ali para dar tempo de o restante da quadrilha fugir. É uma área de difícil acesso e eles [marginais] conhecem bem. Mas já sabemos quem são”, acrescentou Lucena.

Com ‘Lucão’, como era conhecido o bandido, a polícia apreendeu um revólver calibre 38 com todas as munições deflagradas. O corpo foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec) para ser removido.

 

Crime no HE

Um dos crimes de maior repercussão na imprensa praticados por Lucas Freitas foi a execução de um rival no leito do Hospital de Emergências (HE), de Macapá. O crime ocorreu na tarde de 3 de novembro do ano passado.

Jhonata Araújo Carneiro, de 19 anos, foi executado à bala por Lucão em um dos leitos da ala de pós-operatório do hospital, que fica no segundo andar daquela casa de saúde. O atirador –que tinha 17 anos anida, foi preso na fuga. Ele chegou a fazer uma mulher refém, mas se rendeu após jogar a arma [revólver calibre 38] no chão.

Segundo apurou a polícia, Jhonata havia assassinado dois dias antes um comparsa de Lucão no bairro Zerão. Na ação o então assassino acabou ferido, mas procurou socorro médico no município de Santana, onde foi preso e depois transferido para Macapá.

Ainda de acordo com o que apurou há época a polícia, Lucão recebeu uma ordem de dentro do Iapen para eliminar o desafeto no HE. Para isso ele recebeu o armamento e como pagamento pelo assassinato receberia meio quilo de maconha.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg
Texto: Elden Carlos


Deixe seu comentário


Publicidade