Polícia

Foragido do Iapen morre em confronto com policiais da Operação Hórus

Ewerton Mendes, de 29 anos, vulgo ‘Pica-pau’, pereceu em Santana, bairro Paraíso, ponte Osvaldo Cruz


 

Jair Zemberg
Da Redação

 

Por volta de 1h da madrugada desta terça-feira, 26, aconteceu uma intervenção policial que culminou com a morte do foragido do Iapen, Ewerton Mendes Duarte,  de 29 anos, vulgo ‘Pica-pau’. O episódio ocorreu na área de ponte Osvaldo Cruz, do bairro Paraíso, em Santana, a 17 quilômetros de Macapá.

 

 

A ocorrência envolveu uma equipe da Companhia Especializada em Rádio Patrulhamento Motorizado (CRPM) do 4° Batalhão da Polícia Militar e uma equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA).

 

As equipes estavam em patrulhamento ostensivo no cumprimento da ordem de serviço da Operação Hórus, quando receberam denúncia anônima de populares a respeito de um grupo de criminosos faccionados que estaria ocupando a área da ponte Osvaldo Cruz, e que inclusive já tinham tomado a casa de uma família que fora despejada do próprio imóvel.

 

 

De posse de todas as informações, inclusive das características dos criminosos, as equipes policiais se dirigiram para o endereço denunciado, onde já na chegada foram recepcionadas por disparos de armas de fogo. Para salvaguardar suas próprias vidas, revidaram proporcionalmente, também atirando na direção dos bandidos. Houve intensa troca de tiros até quando os indivíduos se dispersaram em fuga, porém um dos criminosos foi alvejado e por razão dos ferimentos no infrator, os policiais solicitaram a presença do Samu, que chegou e informou que o ferido já estava morto.

 

Uma equipe de peritos da Polícia Científica também atendeu a ocorrência, realizando as providências de praxe. O infrator foi identificado pelo nome Ewerton Mendes Duarte, de 29 anos, vulgo Pica-pau, dono de extensa ficha criminal com condenação há mais de dez anos de prisão pelos crimes de homicídio e latrocínio, além de responder por vários outros crimes e estava foragido do Iapen. Com ele os policiais apreenderam um revólver calibre 38 com munições intactas e deflagradas.

 

 

Depois de todos os procedimentos necessários, o corpo do vulgo Pica-pau foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML), em Macapá. Na casa onde ocorreu a intervenção policial foi presa a mulher de nome Adriane Neves da Silva, de 23 anos, esposa de Ewerton Mendes. Com a mulher os policiais apreenderam considerável quantidade de papelotes de cocaína. Uma criança de quatro anos, filha do casal, que estava na casa, foi entregue para uma equipe do Conselho Tutelar.

 

Após a remoção do corpo do criminoso, os policiais conduziram a mulher, a droga e a arma de fogo para o Ciosp de Santana, onde a ocorrência foi apresentada ao delegado de plantão para as devidas providências.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade