Polícia

Força Tarefa cumpre mandados de busca e apreensão e de prisão para investigar crimes de facções

Trabalho apura crimes ligados a facções criminosas no município de Macapá, lideradas de dentro do Iapen


Fotos: PF/AP

A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá deflagrou na manhã desta quinta-feira, 23, a Operação Telum com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Cidade Nova, Jardim Felicidade, Residencial Jardim Açucena e outros dois mandados de busca e de prisão preventiva no Iapen, em investigação que apura crimes ligados a facções criminosas, em Macapá.

 

 

A ação é um desdobramento das Operações Alfaiate e Godzilla, deflagradas em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, que teriam por objetivo principal o combate à comercialização de armas de fogo.

 

Durante as investigações foi possível identificar membros de uma facção criminosa e autores de diversos delitos, que inclusive já foram alvos de operações desta Força Tarefa. Os indivíduos também são investigados por furtos de motores de popa, roubos, homicídios, porte ilegal de armas, associação para o tráfico e comercialização ilegal de armas.

 

 

A Força Tarefa identificou que os investigados, além de contarem com ajuda de parentes e amigos para armazenamento do material ilícito, são comandados por lideranças de dentro do Iapen.

 

As lideranças, internos do Iapen, planejavam os furtos e roubos, assim como a compra do armamento e o local de destino, usando membros da facção, até então livres, para a comercialização.

 

 

Os investigados poderão responder pelos crimes de comércio ilegal de arma de fogo e integrar organização criminosa. Em caso de condenação, poderão pegar pena de até 20 anos de reclusão mais pagamento de multa.

 

Fazem parte da Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP) a Polícia Federal, PRF, PM, PC, Iapen e Sejusp. A ação de hoje contou também com a participação do Gaeco, do Ministério Público do Amapá.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade