Polícia

Membros da extinta Guarda Territorial serão homenageados na celebração dos  80 anos da PM-AP

Durante evento ocorrerá, também, entrega de medalha do Mérito Intelectual, certificado do Policial Padrão e da Taça Eficiência à equipe vencedora dos jogos internos da instituição


 

Elen Costa
Da Redação

 

Criada no dia 17 de fevereiro de 1944, pelo então governador do Território Federal do Amapá, Janary Gentil Nunes, e elevada ao status de Polícia Militar no dia 26 de novembro de 1975, com a Lei nº 6.270, sancionada pelo então Presidente da República, Ernesto Geisel, com a finalidade de manter a ordem pública, com base aos preceitos de disciplina e hierarquia, a instituição completou 80 anos no último sábado, 17.

 

O primeiro comandante-geral da corporação foi o oficial do Exército Brasileiro, José Índio Machado.

 

 

O trabalho era realizado pelo Comando de Policiamento que contava com quatro companhias em Macapá e uma companhia no interior do estado, além de um grupamento de combate a incêndio.

 

Para marcar a data, a PM-AP estará realizando neste sábado, 24, a tradicional corrida de rua, pela manhã, que deve reunir cerca de três mil pessoas entre policiais militares e público externo. Pela tarde, os pioneiros da Guarda Territorial serão homenageados em uma cerimônia que acontecerá na Fortaleza de São José de Macapá. Durante o evento ocorrerá, também, a entrega de medalha do Mérito Intelectual, certificado do Policial Padrão, e da Taça Eficiência a equipe vencedora dos jogos internos da Polícia Militar.

 

 

“São 80 de história, 80 anos defendendo a sociedade amapaense e nós não podemos, jamais, dos precursores da segurança pública do nosso estado, que foram os Guardas Territoriais”, disse o coronel Adilton Corrêa, atual comandante-geral da PM-AP.

 

Atualmente, a Polícia Militar conta com um efetivo de 2.840 policiais, distribuídos em 14 batalhões na capital e no interior, desenvolvendo atividades preventivas, ostensivas e repressivas contra a criminalidade.

 

“Temos a instituição com a maior confiança e credibilidade perante as pessoas que servimos, no caso a sociedade a sociedade amapaense”, enalteceu o comandante-geral.

 


Deixe seu comentário


Publicidade