Polícia

‘Operação Infectus’ cumpre 24 mandados em Afuá, Chaves e Macapá

Ação objetiva desvendar autoria e materialidade de crimes contra ordem tributária, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraudes em certames licitatórios, em esquema de desvio milionário de recursos públicos


 

Elen Costa
Da Redação

 

Nesta quarta-feira, 27, o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Pará, em ação conjunta com a Polícia Civil paraense, cumpriu 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Afuá e Chaves, no Pará, e Macapá, no Amapá.

 

A ‘Operação Infectus’ objetiva desvendar a autoria e materialidade de crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraudes em certames licitatórios, em esquema de desvio milionário de recursos públicos.

 

 

A investigação trata de crimes de corrupção de dinheiro que podem chegar a R$ 50 milhões. As fraudes, segundo informações, aconteciam em licitações com uso de empresas de fachadas e laranjas. Entre os alvos da ação estão pessoas físicas e jurídicas com domicílio nos municípios de cumprimento da ordem judicial.

 

O centro da operação é o município de Chaves, localizado na Ilha do Marajó, onde, de acordo com as investigações, o suposto esquema criminoso tem origem.

 

Em Chaves foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em uma residência e nas sedes de duas empresas. Houve a apreensão de aparelhos celulares, documentos, arma de fogo e oitiva dos investigados.

 

 

Em Afuá, município que faz fronteira com o Amapá, as ordens judiciais tinham como alvo, também, endereços de pessoas físicas e empresas investigadas na denúncia.

 

Já em Macapá, a PC amapaense e o Gaeco local participaram das execuções dos mandados. Houve, também, prisão em flagrante.

 


Deixe seu comentário


Publicidade