Polícia

Operação prende 9 integrantes de facção em Santana

De acordo com o delegado Felipe Vieira, que preside o inquérito, foram expedidos 18 ordens judiciais, sendo 12 mandados de prisão preventiva e 6 mandados de busca e apreensão.


Elden Carlos
Editor-chefe

 

Nove pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (1) durante a segunda fase da ‘Operação Vaga-Lume’, deflagrada pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Santana, e que investiga integrantes de uma organização criminosa responsáveis por uma série de execuções de rivais no município santanense.

De acordo com o delegado Felipe Vieira, que preside o inquérito, foram expedidos 18 ordens judiciais, sendo 12 mandados de prisão preventiva e 6 mandados de busca e apreensão. Desse total, foram cumpridos seis mandados de prisão dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e outros três em Santana. Três criminosos seguem foragidos.

Entre os presos está um dos líderes da organização, que está preso no Iapen por outros crimes, e que comandava o esquema de dentro da cadeia. Era ele quem determinada à execução de rivais. Sete homens localizados nesta sexta-feira eram considerados como os ‘executores’ dos alvos. Ainda foram presas pessoas responsáveis pela logística e guarda de armas e coletes balísticos.

O delegado destacou que as investigações iniciaram em setembro do ano passado, quando facções distintas passaram a promover ataques mortais em Santana. Os conflitos provocaram um banho de sangue no município. Felipe Vieira explicou ainda que a partir dessas prisões devam ocorrer novas fases da operação.

Os presos foram encaminhados à sede da 1ª DP onde a polícia comunicou os fatos ao judiciário. Após passaram por exame de corpo delito na Polícia Técnico-Científica (Politec), eles seriam transferidos para o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

Imagens: Divulgação/PC


Deixe seu comentário


Publicidade