PF deflagra operação para combater fraudes no INSS Amapá
PF diz que investigados recebiam parte dos valores de benefícios dos segurados por meio de golpe que rendeu mais de R$ 60 mil aos investigados.

Elden Carlos
Editor-chefe
Agentes da Polícia Federal (PF), no Amapá, cumpriram quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (03) durante a Operação Proditor, que investiga um esquema criminoso de desvio nos valores de benefícios concedidos pelo instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Amapá.

De acordo com as investigações, iniciadas a partir da denúncia de um beneficiário do instituto que foi vítima do golpe, e, com apoio da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (COINP), foi apurado que os investigados se apropriaram de grande parte dos valores de benefício concedido, com o pretexto de ajudar na sua obtenção.
Ainda de acordo com a PF, os segurados já tinham a concessão do benefício garantido, mas não sabiam disso. O golpe ocorria nesse momento. Os investigados pediam parte do valor para ‘acelerar’ a garantia. Até o momento o valor total apropriado pelos investigados é superior a R$ 60 mil. Os alvos da operação devem responde pelo crime de corrupção passiva. Se condenados, poderão cumprir pena de até 12 anos de prisão.
Imagens: Divulgação/PF
Nota do INSS
O INSS trabalha em conjunto com a Força Tarefa Previdenciária (INSS, Ministério da Economia, MPF e PF) e participa dos processos de apuração, em geral, na fase inicial de levantamento de irregularidades, que a seguir são investigadas pela Polícia Federal e denunciadas pelo Ministério Público Federal.
Até o presente momento o INSS/AP não foi notificado de qualquer tipo de envolvimento de servidores.
Comunicação Social
INSS/AP
Deixe seu comentário
Publicidade
