Polícia

PF desarticula esquema de fraudes de R$ 28 mi

Planos de manejo florestal


A Polícia Federal deflagrou hoje (4/12) a Operação Tabebúia, para desarticular uma quadrilha especializada na aprovação e exploração de planos de manejo florestais irregulares, além de gerar e negociar créditos virtuais fraudulentos nos sistemas SISDOF/SISFLORA, obtendo proveito econômico. Estima-se que as empresas envolvidas na fraude tenham negociado algo em torno de 28 milhões de reais em créditos fraudulentos, deixando como consequência um prejuízo ambiental de medida ainda maior e, em alguns casos, de impossível reparação.

Aproximadamente 160 policiais federais participam da operação em todo o Brasil e conta com apoio de aproximadamente 20 fiscais do IBAMA concentrados na região metropolitana de Belém. Essa equipe deu cumprimento a dois mandados de prisão preventiva; a 16 mandados de prisão temporária, a 10 mandados de condução coercitiva e a 41 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Belém, Marituba, Ananindeua, Tailândia e Almerim, todas no Pará, além de Curitiba/PR, São Paulo/SP e Belo Horizonte/MG.

As investigações apontaram fortes indícios da atuação de uma quadrilha especializada na aprovação e exploração de planos de manejo florestais irregulares, com claro intuito de gerar e negociar créditos virtuais fraudulentos nos sistemas SISDOF/SISFLORA. Foram identificadas irregularidades em vários projetos, localizados nos municípios de Santarém/Juruti.

Também foi constatado que as empresas beneficiadas pelas fraudes teriam recebido créditos fraudulentos de essências nobres, principalmente de Ipê (TABEBÚIA), para esquentar madeira de origem ilegal, destinados exclusivamente à exportação, principalmente para os mercados dos Estados Unidos e da Europa.


Deixe seu comentário


Publicidade