PF desarticula núcleo de facção criminosa no Amapá
Quinze mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (10) nas cidades de Macapá e Santana.

Elden Carlos
Editor-chefe
A Polícia Federal (PF) cumpriu 15 mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (10), nos municípios de Macapá e Santana, durante a Operação Concórdia. A operação contou com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Amapá (Gaeco), Batalhão de Força Tática (BFT) e Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Segundo a PF, os principais alvos são membros de uma facção criminosa que tem suas ações comandadas de dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). Ainda de acordo com a Polícia Federal, o grupo atua no tráfico de drogas e em outros crimes violentos, seguindo ordens que partem de criminosos que se encontram presos. Com um dos alvos da operação foram apreendidas várias porções de drogas, dinheiro, balança de precisão e outros objetos usados no tráfico.
O homem foi preso em flagrante. A investigação teve início após o cumprimento de mandado de prisão temporária e de busca realizados pela PF em operações passadas, que levantaram indícios sobre a atuação da organização investigada.
Essas ações levaram ao núcleo responsável pelo apoio logístico e pela execução de crimes que visam à manutenção da estrutura organizacional da facção criminosa, com o objetivo de conseguir recursos para manutenção de suas atividades.
Os envolvidos responderão por tráfico de drogas e organização criminosa, estando sujeitos a pena de reclusão de até 23 anos.
“Esses criminosos têm a violência como característica e suas ações difundem medo e insegurança. Diante disso, a Polícia Federal atua buscando a pacificação e a ordem, que podem ser sinônimos de concórdia”, diz a PF em nota.
Imagens: Divulgação/PF
Deixe seu comentário
Publicidade





