Polícia

PF, no Amapá, resgata menino haitiano sequestrado por ‘coiotes’ na Guiana Francesa

Pai do menino mora legalmente no Brasil há seis anos, e, como não conseguiu o visto para trazer o filho do Haiti, resolveu pagar atravessadores para trazê-lo pela fronteira, mas acabou sendo extorquido por uma quadrilha internacional.


A Polícia Federal (PF) no Amapá, resgatou em Saint George, na Guiana Francesa, com apoio dos oficiais de ligação no Suriname e nas Guianas, um garoto haitiano de 7 anos de idade que havia sido sequestrado por ‘coiotes’ enquanto era transportado do Haiti para o Brasil pela região fronteiriça de Oiapoque.

 

Jean Baptista, de 31 anos, pai do menino, relatou que há seis anos veio para o Brasil fugindo da pobreza e conflitos de guerra existentes no país, e que deixou o menino ainda bebê com a avó. Ele se estabeleceu em Porto Alegre (RS). Depois, trouxe a esposa. Ambos estão vivendo legalmente com visto de permanência no país.

 

Porém, Jean revelou à PF que não conseguiu o visto do filho, e que por isso decidiu trazê-lo pela fronteira da Guiana com o Amapá, pagando o transporte de coiotes, como são chamados os atravessadores. A criança deixou o Haiti em 12 de maio, seguiu de avião para Georgetown e depois Suriname.

 

O pai já teria pagado mais de R$ 15 mil aos atravessadores, quando passou a ser ameaçado pela quadrilha que exigiu mais dinheiro para entregar o menino em Porto Alegre. Baptista decidiu vir para o Amapá, e, ainda desorientado, permaneceu por quatro dias no aeroporto internacional de Macapá.

 

As conversas com os coiotes eram feitas por meio de redes sociais. Ele decidiu procurar a PF no Amapá e fazer a denúncia. Uma força-tarefa de inteligência foi formada, e, segundo o delegado federal Romeu Pimenta, o pai passou a ser orientado sobre as negociações com os criminosos. A própria PF – visando garantir a segurança e libertação da vítima – depositou mais de €200 na conta de um dos coiotes que já foi identificado.

 

“A prioridade era o resgate com a integridade física do menino. A ameaça era de que se o pai não realizasse o pagamento, a criança seria abandonada no Suriname. Com o apoio do Ministério Público Federal e os oficiais de ligação do Suriname e Guianas conseguimos êxito na missão, resgatando a vítima”, disse o delegado regional de combate ao crime organizado.

O garoto – que foi levado para Oiapoque – deveria reencontrar o pai ainda na noite desta sexta-feira (13). As autoridades brasileiras ainda irão verificar como ficará a situação da criança no país.

 

O delegado lembrou que o caso ocorreu em sua maior parte em território estrangeiro, mas informações levantadas pelo serviço de inteligência no curso das investigações revelaram alguns detalhes importantes, o que levou a PF do Amapá e instaurar inquérito para apurar o caso.

 

Reportagem: Elden Carlos
Foto: Divulgação/PF


Deixe seu comentário


Publicidade