Polícia

PM não registra assalto a ônibus há quase quarenta dias na zon

Operação Ônibus Seguro do 2º BPM reduziu a zero o número de assaltos 



 

Com a volta às aulas, consequentemente, aumenta a utilização dos transportes coletivos em Macapá. A Operação Ônibus Seguro, desenvolvida pelo 2° Batalhão da Polícia Militar, vem trabalhando para manter a marca registrada, nesta quinta-feira, 19, ou seja, 37 dias sem assaltos a ônibus na Zona Norte da cidade

A Operação Ônibus Seguro nasceu da necessidade de atender à população da Zona Norte da capital, com o intuito de diminuir o índice de criminalidade na região, inibindo atos ilícitos no interior dos transportes urbanos. Criada há dois anos pelo 2° Batalhão, juntamente com a Polícia Militar, a operação obteve registro satisfatório, atuando com foco preventivo e repressivo contra esse tipo de modalidade de crime.

Os bairros São Lázaro, Novo Horizonte e Amazonas eram os locais mais críticos. Com a intensificação da operação, os níveis foram a zero. A ação consiste na realização de barreiras e abordagens, além de busca veicular, busca pessoal em indivíduos a pé em locais esmos, pessoas em bicicleta às proximidades de escolas, ponto de ônibus e estabelecimento comerciais, principalmente, em horário de pico.

Para Daniel Silva, vendedor de 26 anos, morador do bairro Novo Horizonte, que já presenciou assaltos, tanto nas paradas, quantos nos ônibus, agora o clima se torna mais tranquilo na ida e volta ao trabalho. “Como vi a ação dos bandidos, tinha medo quando saía de casa, mas com a polícia nas ruas, agora fico mais calmo”, observou.

O sargento Júlio Cezar, da Divisão de Comunicação do 2° BPM, na Zona Norte, enfatiza que, além das abordagens nas áreas de entorno das escolas, existem também as que são realizadas dentro dos coletivos, com policiais devidamente treinados, a fim de monitorar possíveis suspeitos, bem como, o policiamento em torno do transporte coletivo, com acompanhamento por determinado percurso e em algumas paradas.

“Tenho um filho que pega ônibus para ir à escola e, todo dia, fico preocupada com ele. E, como moradora do bairro Ipê, que é distante, fico mais em paz com o policiamento, pois a viagem é demorada e muita coisa pode acontecer”, afirmou Aldenora Tavares da Silva, 46 anos, pensionista.

Com os bons resultados da Operação Ônibus Seguro, o comando do 2° Batalhão criou o dique denúncia pelos telefones 99110-4878 e 99100-0025. Moradores da Zona Norte podem fazer denúncias, sem precisar ser identificados, também com o aplicativo whatsapp, para repassar fotos de suspeitos, onde é feito o levantamento e verificação no sistema da Polícia Militar.

Ele disse que o setor de Inteligência da PM faz o levantamento dos pontos críticos, que são catalogados, bem como os criminosos. “Nós pedimos colaboração da comunidade, no sentido de que este é um trabalho voltado a busca da paz social, de dar sensação de segurança a toda população da Zona Norte”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade