PMAP se pronuncia sobre morte de candidato após TAF
Foi durante a execução da corrida, primeiro exercício do dia, que os avaliadores notaram o desconforto de Petrus

Da Redação
Na manhã desta quinta-feira (09), a Polícia Militar do Amapá se pronunciou sobre a fatalidade envolvendo um candidato ao cargo de soldado nesta quinta (8). Alone Petrus, de 30 anos, passou mal durante a realização da corrida, uma das avaliações do Teste de Capacidade Física, e morreu horas depois em um hospital de Macapá.
“A Polícia Militar apresenta condolências à família, aos demais candidatos e à sociedade amapaense. A gente realmente se solidariza com os familiares pela intercorrência no dia de ontem (8). Cabe ressaltar que os candidatos são convocados primeiramente após serem habilitados na primeira fase, de conhecimentos específicos; depois eles são convocados para uma análise documental e agora nessa fase, o antigo TAF, que hoje é Avaliação de Capacidades Físicas (ACP). Existe um decreto, o 5193/2019, que estabelece as normas e os requisitos para acesso à corporação”, começou a Tenente-coronel Leidiene, presidente da comissão de Avaliação de Capacidades Físicas (ACP).
Segundo a presidente da comissão, para esta primeira turma foram convocados 595 candidatos, iniciando as avaliações no dia 2 de fevereiro e encerrando nesta quinta (9).
“Os candidatos foram divididos por bloco de exercícios, no primeiro e segundo dia. Sendo que no primeiro dia, para os candidatos do grupo C, que foi ontem (8), o primeiro exercício foi a corrida de 12 minutos; o segundo foi a resistência abdominal e o terceiro é a flexão em barra fixa. No segundo dia eles são submetidos ao salto em altura e natação”, detalhou.
Antes dos exercícios, a comissão solicita identificação oficial do candidato e um atestado médico que comprove a aptidão para realizar os exercícios. Durante a avaliação, tudo é acompanhado e filmado.
“Os exercícios são acompanhados por mim, pelo vice-presidente da comissão, que é formado em educação física, por dez membros avaliadores e dez membros auxiliares. No decorrer da corrida os membros são distribuídos no circuito, fazendo o tempo todo comunicação, internamente, acompanhando se algum candidato apresenta desconfortos”, ressaltou a presidente.
Foi durante a execução da corrida, primeiro exercício do dia, que os avaliadores notaram o desconforto de Petrus. “Assim que ele apresentou desmaio, a equipe médica de oficiais do corpo de saúde da PM e a ambulância fizeram o atendimento”, afirmou a tenente-coronel.
Apesar do socorro, Alones Petrus não resistiu e faleceu. A causa da morte ainda é desconhecida. “A gente sabe que é um sonho para os candidatos pertencer a uma corporação militar, e é uma mistura de sentimentos, condições fisiológicas, emocionais e psicológicas e até mesmo orgânicas do próprio dia. A gente sabe que tem todo o preparo, mas de todo modo, a PMAP realmente fica consternada com essa situação”, lamentou a presidente da comissão.
De acordo com a tenente-coronel, a parte de alimentação e água durante os exercícios é de responsabilidade dos candidatos. “A responsabilidade é própria deles. Eles têm que vir adequadamente vestidos, com identificação numérica na blusa; eles trazem água, mas a gente também tem água. Eles normalmente trazem a alimentação deles. São dados os tempos para eles fazerem os aquecimentos antes da execução de exercícios; eles também são orientados por baterias. Então realmente temos essa preocupação com os candidatos”, finalizou.
Barras
A presidente da comissão também falou sobre o descontentamento de algumas candidatas a respeito da barra fixa, que alegam falta de isonomia na hora da execução.
“Na verdade, as barras têm um padrão homogêneo. Mas, por exemplo: para o feminino, elas têm um acesso diferenciado, então a gente tem realmente essa questão da altura, até porque para as candidatas é exigida a altura mínima de 1,55 e masculino 1,60. Então, temos realmente esse diferencial. O que pode se alegar é que por várias circunstâncias existe alguma dificuldade para a execução dos exercícios, mas a PM faz de tudo para que o exercício ocorra da maneira mais regular possível”, encerrou.
Deixe seu comentário
Publicidade
