Polícia

Polícia Civil deflagra operação ‘Estratégia Fraudulenta’ e desarticula quadrilha de consórcios

Prejuízos de consumidores lesados já chegam a mais de setecentos e cinquenta mil reais


Foto: Polícia Civil / Lucas Brito

 

A Polícia Civil do Amapá, por meio da Delegacia Especializada na Investigação de Crimes Contra o Consumidor (Deccon), Departamento de Polícias Especializadas (DPE) e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), deflagrou a Operação ‘Estratégia Fraudulenta’, nessa terça-feira, 11, para cumprimento de mandados de prisão em face de uma quadrilha de diretores/proprietários de empresas especializadas na comercialização de consórcios, que atuava fraudando o serviço, em Macapá.

 

De acordo com a delegada Janeci Monteiro, titular da Deccon, “o grupo, com denominações distintas, mas utilizando a mesma estratégia fraudulenta de venda, dava garantia ao consumidor de data certa de contemplação ou ainda estabelecendo a data da primeira assembleia como data de contemplação da carta de crédito, após o pagamento do valor de entrada do contrato, o que de fato não se concretizava. As vítimas também relataram, ao serem inquiridas, que eram orientadas/instruídas a responderem perguntas em uma entrevista gravada afirmando terem ciência de que se tratava de consórcio e que não havia data certa de contemplação. No entanto, a essas vítimas era garantida a contemplação na data informada”.

 

Até às primeiras horas desta quinta-feira, 13, foram presas cinco pessoas e instaurados oito inquéritos policiais com 16 vítimas e prejuízo somado de quase 200 mil reais. No entanto, informa a assessoria de comunicação da Polícia Civil, já se constata 77 boletins de ocorrência com dano patrimonial informado por vítimas de mais de R$ 753 mil. Embora o número de vítimas seja expressivo, a Polícia Civil acredita que o número de lesados pela quadrilha seja ainda maior.

 

(Fonte: Policia Civil)

 


Deixe seu comentário


Publicidade