Polícia

Polícia Civil divulga balanço da Operação Covid

Dados são relacionados aos 45 dias de efetiva fiscalização para cumprimento de decreto estadual que, entre outras medidas, determina o isolamento social.


Delegado Uberlândio apresentou os dados da operação - Foto: Divulgação/PC

O delegado-geral da Polícia Civil do Amapá, Antônio Uberlândio, divulgou o balanço das operações realizadas pela força-tarefa da Polícia Civil referente à Operação Covid, que busca garantir o cumprimento do decreto de isolamento social.

 

O balanço compreende o período de 45 dias após a publicação do Decreto Governamental Nº 1414, que dispõe sobre medidas de restrição de aglomeração de pessoas com a finalidade de reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus (Cóvid-19) e adota outras providências.

 

A frente de atuação da Polícia Civil, que está sendo coordenada pelo diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), delegado Fábio Araújo, compreende o trabalho ostensivo, com viaturas e policiais caracterizados, realizando rondas de conscientização e fiscalização quanto ao cumprimento do decreto e suas prorrogações, principalmente, no que respeito à proibição de aglomeração e horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais.

 

Essa ação policial aconteceu em todos os municípios do Amapá, totalizando 496 operações de fiscalizações realizadas, resultando em 15.069 estabelecimentos fiscalizados, 1.419 estabelecimentos fechados, 843 notificados e 272 prisões efetuadas pela prática dos crimes de desobediência (art. 330 do Código Penal), infração de medida sanitária preventiva (art. 268 do Código Penal) e perigo para a vida ou saúde de outrem (art. 132 do Código Penal).

 

“Foi muito exitosa a atuação da Polícia Civil nesses 45 dias com a realização das operações de fiscalização para cumprimento do decreto governamental. Estamos, de fato, coibindo com isso a disseminação da Covid-19. Continuamos prestando o serviço essencial à sociedade em todas as delegacias de polícia e centrais de flagrantes, paralelamente ao trabalho dessa força-tarefa. Os trabalhos irão continuar, de forma mais incisiva, devido ao aumento dos casos confirmados em todo o estado”, destacou Uberlândio.


Deixe seu comentário


Publicidade