Polícia

Polícia Federal cumpre 150 mandados judiciais em Macapá, Santana e Ferreira Gomes

Operação é para desarticular organização que praticava fraudes ao benefício de auxílio reclusão no Amapá; rombo nos cofres públicos ultrapassa 38 milhões de reais.   


A Polícia Federal está nas ruas de Macapá, Santana e Ferreira Gomes para cumprir 150 mandados judiciais, sendo 30 de prisões e 120 de busca e apreensão. É a segunda fase da Operação ‘Ex Tunc’ com a finalidade de desarticular organização criminosa que praticava fraudes ao benefício de auxílio reclusão no estado do Amapá. A primeira fase da operação ocorreu em junho de 2016.

A ação decorre de trabalho em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária (Coinp), contando com apoio do Batalhão de Operações Especiais do Amapá (Bope-AP). A operação também toma medidas de sequestro e indisponibilidade de valores e bens móveis e imóveis.

De acordo com as investigações, constatou-se que os processos concessórios eram instruídos com datas alteradas e falsa situação prisional, inexistência de vínculo entre instituidor e o dependente, bem como a ausência de efetiva contribuição ao INSS. O esquema criminoso contou com a participação de servidores públicos, advogados, presos e ex presidiários.

 

Em levantamentos preliminares, a Coinp demonstra que, apenas em relação aos benefícios identificados por amostragem e sob investigações, pagos de forma retroativa, houve um prejuízo causado de mais de R$ 12,5 milhões, sendo que o prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa o valor de R$ 38 milhões.

Os investigados poderão responder, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato majorado contra o INSS, falsificação e uso de documentos falsos, organização criminosa, dentre outros que poderão ser identificados no decorrer das investigações. Se condenados, poderão cumprir pena de até 21 anos de reclusão.


Deixe seu comentário


Publicidade