Polícia Federal investiga crimes em garimpos
Membro de organização criminosa foi preso; arma de fogo e mais de um quilo de ouro foram apreendidos

Nesse domingo, 24, a Polícia Federal (PF) deflagrou a ‘Operação Boulanger 2’ com o objetivo de combater os crimes de trabalho análogo à escravidão, homicídios de garimpeiros, tráfico de drogas, armas e munições, além de organização criminosa armada transnacional.
As investigações tiveram início a partir de diversas denúncias recebidas pela Delegacia da PF e veiculadas em grupos de mensagens locais, relatando a invasão armada em um garimpo localizado na Guiana Francesa, por integrantes de uma organização criminosa formada por brasileiros, com base de atuação no município de Oiapoque.
A primeira fase da operação resultou na identificação e qualificação de uma parte significativa dos integrantes da organização criminosa. Nesta etapa, cinco membros da facção foram capturados e presos preventivamente.
Com o avanço das apurações, um novo integrante foi identificado. Ele atuava como base de apoio logístico e operacional do grupo, sendo responsável pelo transporte fluvial e terrestre de armas, entorpecentes, valores, produtos de higiene e alimentos, além de dar suporte a membros da facção em áreas de difícil acesso e realizar ações de resgate e ocultação de armamento entre o Brasil e garimpos ilegais na Guiana Francesa.
Durante o cumprimento do mandado, o indivíduo foi preso em flagrante com uma pistola de uso restrito e 1,1kg de ouro, além de diversos materiais como motores e internet portátil via satélite.
O homem foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Oiapoque e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional. Ele poderá responder pelos crimes de participação em organização criminosa, posse ilegal de arma de fogo e usurpação de bens da União.
Deixe seu comentário
Publicidade




