Polícia

Polícia localiza carro usado por bandidos que mataram policial civil; dois suspeitos já foram presos

Cerco está sendo realizado no início da tarde desta quarta-feira (18) em uma área de passarelas do bairro do Muca. Dois suspeitos já foram presos.


Policiais civis e militares, com apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), fazem um cerco na tarde desta quarta-feira (18) em uma área de passarelas com acesso pela Travessa G, no bairro do Muca, zona sul de Macapá, em busca dos suspeitos de envolvimento na morte do policial civil  Asplênio da Costa Ribeiro, de 51 anos, morto na noite de terça-feira (17) durante uma tentativa de assalto a um estabelecimento comercial localizado no cruzamento da na Avenida 1º de Maio com a rua do canal, bairro Buritizal.

Segundo as primeiras informações da polícia, duas pessoas já foram presas. O carro usado pelos bandidos – um Sandero, de cor branco – que foi empregado no suporte logístico do crime, foi localizado no final da manhã em uma oficina na Avenida Stephan Houat, bairro Jardim Marco Zero, onde o primeiro suspeito foi preso.

Uma força-tarefa de delegados está no local neste momento acompanhando as buscas aos criminosos.

 

O crime

O policial Civil Asplênio da Costa Ribeiro, de 51 anos, foi morto na noite de terça-feira (17) durante uma tentativa de assalto a um estabelecimento comercial localizado no cruzamento da na Avenida 1º de Maio com a rua do canal, bairro Buritizal.

Imagens de uma câmera de segurança mostram dois suspeitos descendo de um carro de cor branco que estaciona na rua do canal por volta de 20h40. Os bandidos seguem pelo lado do prédio enquanto o motorista dá a volta e se posiciona na Avenida Clodóvio Coelho.

Segundo testemunhas, o policial estava na entrada do comercial. Os homens teriam ido assaltar o comercial e durante a ação tentaram render o policial que reagiu. Houve luta corporal e Asplênio acabou alvejado com dois tiros. Os criminosos voltaram correndo para o veículo – que seria um carro modelo Sandero – e fugiram em alta velocidade. Não houve informação confirmada se a dupla conseguiu levar algum dinheiro.

Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Emergências de Macapá (HEM) onde morreu cerca de uma hora depois do atendimento. Policiais da Força Tática, Batalhão de Operações Especiais, 1º Batalhão e da própria Polícia Civil fizeram várias diligências, mas não conseguiram localizar os suspeitos.

Asplênio tinha 26 anos de serviço prestados na Polícia Civil. Atualmente ele atuava na 9ª Delegacia do bairro Zerão. O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), emitiu nota repudiando o ato covarde contra o policial. A programação marcada para esta quarta-feira, que comemora a Semana do Policial Civil, foi suspensa.

Reportagem e fotos: Jair Zemberg

Texto: Elden Carlos

Deixe seu comentário


Publicidade