Polícia

Politec realiza necropsia em corpos de vítimas mortas por queda de árvore no Vale do Jari

Corpos das 7 vítimas mortas na queda de uma árvore em assentamento da Reserva Extrativista Cajari, no município de Laranjal do Jari, foram necropsiados na própria região pela Politec para serem liberados para velório e sepultamento.


O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, coronel Wagner Coelho, declarou durante entrevista na manhã desta terça-feira (15) ao programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), que a Polícia Técnico-Científica (Politec) necropsiou e liberou para velório os corpos das 7 pessoas que foram atingidas pela queda de uma árvore em um assentamento na Reserva Extrativista Cajari, no município de Laranjal do Jari, região Sul do Amapá.


“Em razão do tempo do acidente até a retirada dos corpos, foi montada uma força-tarefa para que a Politec pudesse necropsiar os corpos na própria comunidade, liberando em seguida para velório. Esse procedimento estava em andamento. Agora, entra o trabalho da Polícia Civil e da própria Politec para periciar o local onde houve o sinistro. O GTA está de prontidão para transportar as equipes, caso haja necessidade”, relatou o comandante.

As identidades das vítimas da tragédia ainda não haviam sido divulgadas. Também estava sendo apurado se todas as vítimas fatais eram da mesma família.

 

O caso

Equipes de resgate do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (6º GBM), de Laranjal do Jari, na região Sul do Amapá, e do Grupo Tático Aéreo (GTA) foram acionados para a área de mata densa, na Reserva Extrativista Cajari, onde uma árvore de cachimbeira (jequitibá), que pode alcançar até 60 metros de altura, o equivalente a um prédio de 20 andares, caiu sobre um galpão usado como dormitório por catadores de castanha que trabalham na colheita do produto.

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Wagner Coelho, a ocorrência foi gerada por volta de 9h30 da manhã. A queda da árvore teria ocorrido por volta de 1h da madrugada de segunda-feira (14), enquanto todos dormiam.

“O local do acidente fica muito distante. Só para se ter uma ideia, as equipes do CBM e GTA montaram base na comunidade de São Pedro, que fica distante cerca de 1 hora e meia da sede de Laranjal do Jari. De lá até o local do sinistro são cerca de 8 horas de viagem pelo ramal. E esse percurso só é feito através de ‘jericos’, que são pequenos tratores acoplados com carretinhas. O helicóptero do Grupo Tático conseguiu localizar a área com base em coordenadas aproximadas repassadas por moradores da região. Porém, do alto não foi possível identificar nenhum movimento de pessoas”, disse o comandante.

 

Imagens: Divulgação.


Deixe seu comentário


Publicidade