Quadrilha que arrecadou mais de R$ 200 mil em golpes é desarticulada pela 9ª DP
Presos responderão por organização criminosa, falsidade ideológica, fraude eletrônica e lavagem de capitais

Elen Costa
Da Redação
Uma ação desencadeada na manhã desta quinta-feira, 5, pela 9ª Delegacia de Polícia, e que recebeu o nome de operação ‘Saldo Negativo’, deu cumprimento a seis mandados de prisão preventiva contra indivíduos ligados a uma quadrilha acusada de praticar crimes de estelionato.
As ordens judiciais expedidas pela Central de Garantias da Comarca de Macapá foram executadas nos bairros Trem, Marabaixo e Infraero, respectivamente nas zonas sul, oeste e norte da capital.
Conforme as investigações, coordenadas pelo delegado Nixon Kennedy, com manobras fraudulentas e divisões de tarefas para criar contas bancárias em nome de terceiros, os criminosos adquiriram de cartões de crédito e empréstimos, causando grande prejuízo para as vítimas.
“Eles teriam operado dezenas de tratativas maliciosas pela internet, criando pelo menos 41 contas bancárias, em bancos virtuais, e prejudicando no mínimo 12 vítimas. Além disso, obtiveram vantagens que superam a quantia de R$ 200 mil”, registrou a autoridade policial.
Consta no inquérito policial que os integrantes do grupo vinham, desde o ano de 2021, cadastrando números telefônicos em nome de laranjas, que também são arrolados como vítimas, e criando endereços eletrônicos falsos para operar o golpe, abrirem as contas bancárias e transferir os valores auferidos entre eles próprios, bem como para uma conta de pessoa jurídica, usada nas fraudes.
“Os dados bancários revelam que os próprios investigados teriam tirado as selfies das contas nos bancos digitais, com documentos falsos das vítimas, chegando a interagir presencialmente dentro de agências bancárias de Macapá, como se fossem as vítimas”, esclareceu Kennedy.
Os presos responderão por organização criminosa, falsidade ideológica, fraude eletrônica e lavagem de capitais.
Deixe seu comentário
Publicidade

