Residentes em Alagoas, golpistas fizeram vítimas em Macapá com boletos falsos de energia
Estelionatários criaram organizada estratégia fraudulenta, denominada ‘ataque homográfico’, e agiram nas regiões norte e nordeste do país

Elen Costa
Da Redação
Três pessoas residentes no estado de Alagoas foram indiciadas nesta sexta-feira, 20, pela 9ª Delegacia de Polícia Civil do Amapá. Elas são acusadas de associação criminosa e estelionato.
As investigações apuraram que os infratores criaram uma organizada estratégia fraudulenta, denominada ‘ataque homográfico’, para captar vítimas que pretendiam pagar boletos de energia em estados da região norte e nordeste do país.
A polícia constatou que os suspeitos se utilizavam de domínio eletrônico com caracteres e grafias semelhantes ao da companhia de energia, e, em seguida, contratavam serviço que gera precedência em pesquisas pela internet. Posteriormente, eles passavam a captar vítimas, que geravam boletos falsos das prestadoras.
De posse dos boletos, as vítimas então faziam os respectivos pagamentos, imaginando que estariam saldando o consumo mensal do serviço, o que obviamente não acontecia, gerando significativos prejuízos a elas e obtendo vantagem ilicitamente.
Pelo que fora investigado, os prejudicados só tomavam conhecimento da fraude com o corte de energia, instante em que lhes cabiam apenas registrar a ocorrência policial.
O delegado Nixon Kenedy, titular da 9ª DP, contou que os estelionatários estariam associados, com divisão de ações e tarefas.
“Uns criavam as estratégias enganosas, outros cediam conta bancária para a obtenção do ilícito. Eles criaram uma importante estrutura para a execução dos crimes, agindo de forma remota e vitimando pessoas de outros estados da federação”, disse.
A polícia orienta que o consumidor tenha absoluta atenção no pagamento de boletos, verificando com detida atenção o site da empresa e analisando os integrais dados do boleto.
Deixe seu comentário
Publicidade

