Polícia

Roubo frustrado termina com tomada de reféns em Santana

Dois assaltantes ficam com casal em seu poder por mais de sete horas


Imagens: Jair Zemberg/DA

 

Jair Zemberg
Da Redação

 

Por volta das 21h deste domingo, 8, dois assaltantes armados com uma pistola calibre ponto 40, e uma faca, invadiram uma casa na 3ª Avenida do bairro Novo Horizonte, no município de Santana, distante 17 quilômetros de Macapá.

 

 

Os dois criminosos renderam o casal proprietário da residência e anunciaram o roubo. No momento um policial em seu dia de folga passava em frente a residência, e percebeu o exato momento em que o casal estava sendo roubado.

 

O policial tentou intervir em favor das vítimas, mas os assaltantes reagiram e aconteceu uma troca de tiros entre as partes. Foi acionada a polícia.

 

 

Uma equipe do 4° Batalhão da Polícia Militar atendeu a ocorrência. Os policiais mantiveram os primeiros contatos com os criminosos, e então foi anunciado o início de gerenciamento de crise, onde o casal foi feito refém.

 

Foi acionado o Bope para conduzir as negociações de rendição dos assaltantes e o resgate das vítimas. A princípio, as informações eram desencontradas, porque através de live, e em contato com os policiais, os criminosos afirmavam estar em número de quatro indivíduos.

 

 

As negociações eram difíceis, porque a principal exigência dos assaltantes era colete balístico, o que os protocolos do Bope não permitem ceder em caso da tomada de reféns.

 

Os negociadores do Bope atenderam as exigências da presença de um familiar, um advogado e a imprensa. Mesmo assim, essa foi uma das ocorrências com tomada de reféns mais demorada, com mais de sete horas de tensa negociação entre o Bope e os assaltantes. A rendição dos bandidos só aconteceu por volta das 4h45 de segunda-feira, 9.

 

 

Por fim as vítimas foram resgatadas e os criminosos presos e identificados pelos nomes; Ronildo Pelaes Almeida, de 26 anos, vulgo “Nino”, e Sandro Cruz Batista, 24 anos, o “Dumbinho”. Os policiais constataram que eram somente dois criminosos, e não quatro como eles informaram no início das negociações.

 

 

Depois de presos, os dois assaltantes foram levados por policiais do 4° Batalhão para a central de flagrantes no Ciosp de Santana, onde foram entregues ao delegado de plantão para as devidas providências.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade