Segurança pública do Amapá inova com tecnologia avançada em unidade móvel de gestão operacional
Centro Integrado de Comando e Controle Móvel funcionará como uma base itinerante de comando, controle e monitoramento, permitindo atuação avançada em situações que exigem alta capacidade de resposta

O Governo do Amapá reforça o compromisso com uma segurança pública mais moderna, integrada e eficaz, e amplia a capacidade operacional das forças de segurança com a aquisição de uma unidade itinerante do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), uma das plataformas mais avançadas do país nesse tipo de serviço.
O equipamento, que chegou ao Amapá na quinta-feira, 4, é composto por um semirreboque totalmente adaptado, estruturado com mobiliários e dispositivos de alta tecnologia para monitoramento, comunicação e gestão de operações. O investimento, de cerca de R$ 12,3 milhões, integra o pacote de ações estruturantes financiadas pelo Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep), alinhado às diretrizes nacionais de redução de mortes violentas e fortalecimento das ações integradas no estado. A iniciativa garante ao Amapá uma solução moderna e pronta para uso imediato em operações estratégicas em todo o território estadual.
A nova unidade do CICCM funcionará como uma base móvel de comando, controle e monitoramento, permitindo atuação avançada em situações que exigem alta capacidade de resposta. Entre as finalidades estão o gerenciamento de grandes eventos e crises, a coordenação de operações integradas entre diferentes forças de segurança, o apoio às atividades de inteligência em campo e o planejamento tático e despacho operacional em tempo real.
“O governo do Amapá tem uma decisão política muito clara de fortalecer nossas operações, e a aquisição do novo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel é um reflexo disso. Esse equipamento vai atender todo o estado, não apenas nos grandes eventos, mas também diretamente na linha de frente do combate ao crime organizado”, afirmou Cézar Vieira, secretário de Segurança Pública.
Estreia nas operações de fim de ano
Cézar Vieira adiantou que a unidade móvel já será utilizada nas ações especiais de policiamento durante os eventos de final de ano, incluindo os festejos de Natal, Réveillon e programações culturais com grande circulação de pessoas.
A presença do CICCM nesses eventos, segundo o gestor, permitirá o reforço do policiamento preventivo, além da ampliação da capacidade de monitoramento inteligente, com redução de riscos e maior agilidade na resposta a ocorrências.
A medida reforça o compromisso do Governo do Amapá em garantir segurança e tranquilidade à população durante os períodos de maior movimentação.
Estrutura moderna e de alta tecnologia
O CICCM conta com uma série de equipamentos e funcionalidades que qualificam o trabalho das forças de segurança:
- Semirreboque de alta mobilidade, totalmente adaptado;
- Módulos operacionais para diferentes agências de segurança;
- Infraestrutura embarcada para monitoramento, telecomunicações e análise estratégica;
- Espaço integrado para coordenação interagências, com conectividade plena;
- Condições para tomada de decisão em campo, de forma técnica e precisa.
“O CICCM conta com sistemas avançados de videomonitoramento, inteligência artificial, câmeras térmicas e uma série de outras ferramentas que ampliam nossa capacidade de atuação. Todo esse aporte tecnológico tem um objetivo, garantir mais eficiência às operações e aumentar a sensação de segurança da população”, destacou Vieira.
A unidade estará à disposição do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), para comunicação e despacho; da Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop/Sejusp), para coordenação das operações; e das demais instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública.
“São câmeras de longo alcance, capazes de captar imagens a até 9 quilômetros de distância, além de dispositivos que permitem realizar cercamento eletrônico em áreas específicas da cidade e dos bairros. Com o suporte de sistemas de inteligência artificial, teremos um aparato técnico robusto por trás de cada operação, garantindo mais precisão, rapidez e segurança para a população do Amapá”, concluiu o gestor da Segurança Pública.
Deixe seu comentário
Publicidade



