Polícia

Sejusp articula ação contra grande incidência de acidentes de trânsito

Informação é da perita criminal Janaína Pereira com detalhe de que iniciativa parte do próprio secretário de segurança pública, Cézar Vieira; atuação da Polícia Científica do Amapá no trânsito é de 150 casos por mês


 

Douglas Lima
Editor

 

A diretora do Departamento de Criminalística da Polícia Científica do Amapá, bióloga Janaína Pereira, revelou na manhã desta segunda-feira, 4, no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), que há na Sejusp uma articulação para agir contra a grande incidência de acidentes de trânsito no estado, principalmente em Macapá, a capital.

 

 

A perita criminal deixou claro que a articulação ainda é embrionária, partida do próprio secretário de segurança pública, delegado de polícia civil, Cézar Vieira, devendo buscar maneiras de combater os acidentes automobilísticos, sejam através de campanhas educativas, reforço nas sinalizações vertical e horizontal ou mesmo de ações repressivas.

 

Janaína Pereira deu a entrevista a propósito do Dia Nacional do Perito Criminal, que transcorre hoje. No estado do Amapá, a data é marcada por um encontro científico para se falar do papel deste profissional tão importante para a Justiça e para a sociedade como um todo.

 

A perita destacou que a Polícia Científica, em todo o Brasil, é independente desde que a atual Constituição entrou em vigor, em 1992, quando passou a adquirir autonomia administrativa com prédio e orçamento próprios. “Mas estamos ligados à Sejusp, por força da PEC 76, de 2019, que determinou a inclusão da Polícia Científica no rol da segurança pública”, esclareceu.

 

 

No âmbito do Amapá, revelou a perita criminal, a Polícia Científica até agora já conseguiu ajudar no desvendamento de sete crimes, através do DNA dos autores, e por meio do laboratório de balística, descobrir que uma arma usada num crime em Belém do Pará foi a mesma usada noutro crime em Macapá. Em Laranjal do Jari, registrou Janaína, a perícia descobriu que um mesmo revólver foi usado em dois crimes ocorridos numa mesma rua.

 

A entrevistada disse que a média de atuação da Polícia Científica do Amapá no trânsito é de 150 casos de acidentes por mês, número que ensejou o secretário de segurança, Cézar Vieira, a iniciar articulações para o combate. Janaína Pereira ainda disse que a ingestão de álcool e uso de aparelho celular ao volante estão no conjunto de indicadores que corroboram para o aumento de acidentes de trânsito.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade