Sem ocorrências graves, planejamento de segurança garante atendimento rápido aos visitantes da Expofeira
Foram registrados pouco mais de 50 incidentes, todos com resposta rápida dos órgãos de segurança. Corpo de Bombeiro foi o que mais teve registros, com 44 atendimentos diversos

Com um aparato tecnológico altamente moderno, o esquema de segurança para a 54ª Expofeira do Amapá, realizada pelo Governo do Estado ofereceu tranquilidade para os visitantes sem nenhum registro de ocorrência grave durante a abertura da maior feira de negócios e entretenimento da Amazônia, neste sábado, 30.
Foram registrados pouco mais de 50 incidentes, todos com resposta rápida dos órgãos de segurança. O Corpo de Bombeiros (CBM-AP) registrou 44 atendimentos entre emergências clínicas, traumas diversos e ajuda com pessoas desaparecidas.
A Polícia Militar (PM-AP), registrou 7 intercorrências, com abordagem a pessoas suspeitas, ameaças, apresentação de uma pessoa por condução de veículo sob efeito de álcool e/ou outras substâncias ilícitas, entre outras fraudes.
A Central de Monitoramento Eletrônico, do Instituto de Administração Penitenciária (CME/Iapen), identificou um tornozelado em descumprimento de medida judicial.
A equipe do Grupo Tático Prisional (GTP) foi acionada e realizou a condução do indivíduo até a delegacia instalada no evento, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Foram registrados ainda pela Polícia Civil (PC-AP), 5 ocorrências de furto.
Segurança eficaz
Para este ano, o planejamento da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) conta com aumento de 35% no efetivo em relação a 2024, reunindo mais de 600 agentes em atuação diária durante os dias de feira. A operação abrange o interior e entorno do Parque de Exposições, a Rodovia Josmar Chaves Pinto e o Igarapé da Fortaleza, com ações de prevenção, integração e reforço no policiamento.
Mais uma vez, o Centro Integrado de Comando e Controle da Expofeira será um dos destaques e está equipado com inteligência artificial, 40 câmeras, entre as de longo alcance e as câmeras fixas, controle de tornozeleiras eletrônicas e integração direta com as equipes em campo.
Mais de 5 mil agentes das polícias Civil, Militar, Penal, Científica, Federal e Corpo de Bombeiros atuam no evento com policiamento aéreo, a pé e veicular, atividades periciais, de socorro e resgate, além do serviço de inteligência.
O plano inclui ainda a utilização de mais de 40 viaturas, do helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), que este ano está autorizado a realizar voos noturnos e equipado com o “farol de busca”, equipamento essencial para salvar pessoas em diversos cenários. Com esse recurso, o GTA é um reforço a mais para ajudar a transportar eventuais vítimas que precisem ser levadas ao Hospital de Emergência, por exemplo.
Haverá ainda o uso tático de drones para garantir a tranquilidade e a segurança de todos os visitantes.
Outra estratégia do esquema de segurança é o trabalho dos policiais que ficam a paisana entre os visitantes, acompanhando e observando a movimentação das pessoas, para que, em caso de qualquer tumulto, possam se antecipar a situações e acionar as equipes operacionais para agirem de forma eficiente.
Deixe seu comentário
Publicidade




