Política Nacional

Após rejeitar ofertas de vacinas da empresa, presidente Bolsonaro agora pede à Pfizer para antecipar entregas

Informação sobre pedido de antecipação é de secretário do Ministério da Saúde. Bolsonaro fez reunião virtual com presidente da Pfizer. Ele avalia proposta de compra para 2022


O presidente Jair Bolsonaro se reuniu com representantes da farmacêutica Pfizer a fim de pedir que a empresa adiante o calendário de entregas de vacinas contra Covid-19, informou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz. Acompanhado de ministros, Bolsonaro conversou por videoconferência com o presidente da farmacêutica para a América Latina, Carlos Murillo.

A Pfizer é a empresa que teve ofertas de venda de vacinas contra Covid-19 rejeitadas pelo governo desde o segundo semestre de 2020. O governo afirma que o laboratório estabelecia condições “draconianas” nos contratos. A principal queixa de Bolsonaro e do então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, era a de que a Pfizer não se responsabiliza por eventuais efeitos colaterais da vacina.

“Um dos assuntos [tratados na reunião] foi exatamente a possibilidade de antecipar as doses inicialmente contratadas. A gente tem o primeiro contrato de 100 milhões de doses cujo cronograma estima até setembro receber a totalidade dessas doses. O que a gente pediu, entre outros assuntos, foi verificar a possibilidade de antecipar ao máximo as doses contratadas dentro deste primeiro contrato”, afirmou Cruz.

Segundo o secretário, não foi falado em adiantar a entrega em um período de tempo específico. Cruz afirmou que os representantes da Pfizer disseram que o momento é de muita demanda, mas que a empresa se esforçará ao máximo para atender ao pleito do governo brasileiro.

De acordo com Rodrigo Cruz, o governo federal também avalia uma proposta para a compra de doses da vacina vacina contra Covid-19 da farmacêutica para aplicação em 2022. A Pfizer fez a oferta ao Ministério da Saúde, que agora estuda internamente a compra.

O encontro não constava da agenda oficial do presidente Jair Bolsonaro até cinco horas depois da realização da reunião. O Palácio do Planalto publicou fotos do encontro, mas não forneceu informações sobre o que foi discutido entre Bolsonaro e Murillo.

 

Cronograma atual

O governo federal assinou dois contratos com a Pfizer, cada um para a compra de 100 milhões de doses. A Pfizer ofereceu 70 milhões de doses ao Brasil em agosto de 2020, que poderiam começar a ser entregues em dezembro do mesmo ano. Mas o governo brasileiro não quis. Só depois, em março de 2021, foi firmado um contrato.


Deixe seu comentário


Publicidade