Política Nacional

‘Atacar o Judiciário é atacar cada um dos cidadãos brasileiros’, diz Toffoli a sindicalistas em SP

Em palestra a diversas entidades sindicais, ele afirmou que apoio popular garante que STF ‘não seja submisso’.


O ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Dias Toffoli, afirmou nesta sexta-feira (30) em São Paulo, durante palestra para mais de 500 integrantes de diversas entidades sindicais do país, que o apoio que a Corte recebe dos trabalhadores garante que o STF “não seja submisso e não abaixe a cabeça”. Toffoli defendeu ainda que “atacar o Judiciário é atacar cada um dos cidadãos brasileiros”.

O presidente do Supremo agradeceu o apoio que recebeu de entidades de classes de trabalhadores frente aos ataques feitos sobre a ação do Supremo, salientando que “há setores” que não possuem a mesma consciência.

“Não há democracia sem o STF. A consciência que vocês, trabalhadores, têm, há setores da sociedade e do parlamento que não entendem ou não querem entender”, disse Toffoli. “O Supremo passou a ser alvo de ataques, ataques à própria cúpula do Judiciário, ao próprio STF. Atacar o Judiciário é atacar cada um dos cidadãos brasileiros”, defendeu.

“É uma garantia para a democracia que não tenhamos um STF que seja submisso, um STF que não abaixe a cabeça, um STF que possa decidir com toda a liberdade e autonomia para fazer cumprir a Constituição”, salientou Toffoli.

“É o STF que garante a democracia no Brasil, que é o garante da harmonia entre os Poderes, que garante o pacto federativo, as disputas entre estados que são dirimidas no STF. As questões da área tributária entre o contribuinte e o estado, acabam no STF. Questões todas que o STF tem a responsabilidade de mediar e resolver. E tem questões sociais de maior relevância para ter um país que a Constituição determina, que é um país mais justo, solidário e com menos desigualdade entre as pessoas e as regiões”, afirmou o ministro do Supremo.

Fake news
Na palestra de Toffoli, ocorrida na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, estavam presentes representantes de entidades sindicais de várias categorias, como frentistas, funcionários do setor de alimentação, costureiras, vigilantes, aposentados, borracheiros e químicos.

Durante o evento, Toffoli também criticou a disseminação de fake news, afirmando que elas “limam o estado democrático de direito” e “buscam disseminar o medo para gerar o ódio e colocam em risco os valores democráticos”.


Deixe seu comentário


Publicidade