Política Nacional

Atividade de guerra: FAB vai desinfectar aviões com brasileiros que virão da China logo após pouso para quarentena em Anápolis

Segundo militares, horário previsto para desembarque no Brasil foi adiado, mas grupo deve chegar até a madrugada de domingo.


A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que realizará a desinfecção dos dois aviões que vão trazer os brasileiros vindos da China por conta dos riscos relacionados ao coronavírus. Segundo o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, responsável pela repatriação, o procedimento será feito logo após o pouso na Base Aérea de Anápolis, o que deve acontecer até a madrugada de domingo (9).

O interior das aeronaves foi mostrado em um vídeo divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Defesa. Estão a bordo para participar da operação 11 tripulantes e sete médicos em cada um.

De acordo com o tenente-brigadeiro do Ar, existem grupos especiais dentro do órgão com a função de desinfectar aviões, que já é realizada rotineiramente em voos internacionais, justamente, para evitar qualquer tipo de infecção biológica e até mesmo radioativa.

“Voos convencionais têm sempre uma desinfecção feita já com as pessoas dentro, mas o grande trabalho é feito fora do voo, na chegada e antes da partida dos aviões. Um trabalho silencioso”, explicou.

Rotina da quarentena

O militar e outros membros de órgãos do governo federal deram mais detalhes sobre a Operação Repatriados nesta quinta-feira (6). Eles deram alguns detalhes da rotina dos brasileiros que ficarão em quarentena.

De acordo com Damasceno, os repatriados só poderão sair dos quartos usando máscaras cirúrgicas, receberão cinco refeições ao dia e terão acesso livre ao celular.

A média de idade dos repatriados é de 28 anos. Entre eles há casais, homens e mulheres solteiros, duas mulheres com filhos pequenos – que ficarão em quartos com cama e berço –, e ainda uma família com cinco integrantes que ficarão em quartos contíguos.


Deixe seu comentário


Publicidade