Política Nacional

Bolsonaro discursará em sessão temática sobre tecnologia e inovação na Cúpula do G20

Presidente brasileiro será um dos oradores principais da mesa; reunião será no Japão. Brasil também deve aproveitar encontro para propor flexibilização do comércio agrícola mundial.


O presidente Jair Bolsonaro será um dos três oradores principais na sessão temática de inovação e tecnologia na cúpula do G20, em Osaka (Japão) na próxima semana.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores, o governo brasileiro manifestou interesse à organização e, com isso, terá 5 minutos para uma exposição rápida sobre o tema.

Até esta sexta-feira (21), o discurso ainda estava em elaboração – o teor deve ser conhecido apenas no dia do evento.

Entre os temas possíveis, estão a intenção do Brasil em se tornar líder de inovação tecnológica e as experiências bem sucedidas em áreas como saúde pública, biocombustíveis e sistemas informatizados de governo.

A reunião da cúpula do G20 acontece nos dias 28 e 29, e será a primeira participação de Bolsonaro no fórum que reúne as 20 principais economias do mundo.

Além das sessões gerais, o Brasil deve aproveitar a agenda para buscar reuniões bilaterais e consolidar o apoio à entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A mesa de tecnologia, onde Bolsonaro discursará, é um dos principais interesses do país-sede. Atual presidente do G20, o Japão tenta avançar debates sobre o que chama de “sociedade 5.0” – um novo estágio que, segundo os japoneses, substituirá a atual sociedade da informação.

Em uma rede social, Bolsonaro confirmou que terá reunião privada com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, mas não informou o tema do encontro.


Deixe seu comentário


Publicidade