Política Nacional

Bolsonaro embarca para o Brasil após primeira viagem oficial à Índia

Presidente participou de comemorações do Dia da República e assinou acordos de cooperação entre os países. Bolsonaro também comentou assuntos internos durante a viagem.


O presidente Jair Bolsonaro embarcou da Índia para o Brasil na manhã desta segunda-feira (27). Bolsonaro esteve em viagem oficial ao país desde o último sábado (25).

Durante a viagem o presidente assinou acordos de cooperação com o governo indiano. Bolsonaro também comentou assuntos internos, como a possibilidade de dividir o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a deportação de brasileiros pelo governo dos Estados Unidos.

Bolsonaro foi convidado pelo governo indiano para acompanhar celebrações do Dia da República, no último domingo (26). O presidente teve encontros com empresários e líderes políticos, entre ele o primeiro-ministro Narendra Modi e o presidente Ram Nath Kovind.

Os governos assinaram 15 acordos de cooperação, entre os quais, parcerias para ampliar investimentos e intensificar o uso e a produção de bioenergia e combustíveis como etanol, biodiesel, bioquerosene e biogás. Outro ato também incentiva a exploração de petróleo e gás entre os dois países.

Na área de cibersegurança os dois países se comprometeram a estreitar a troca de informações sobre o tema, respeitadas as leis de cada país. Brasil e Índia também aprofundarão o acordo assinado em 2006 para cooperação tecnológica entre cientistas, instituições de pesquisa e de financiamento.
Outro acordo também fortalece parceria no processamento de alimentos e na área agropecuária, e fortalece colaboração de produção leiteira.
Bolsonaro falou sobre o interesse em ver a Índia utilizar mais etanol em seus combustíveis. Após a cerimônia de assinatura dos acordos, no sábado (25), o presidente brasileiro voltou a tocar no assunto.

“O etanol, essa tecnologia nossa, vindo para cá, acaba nos favorecendo também porque daí se produz menos açúcar aqui e ajuda a equilibrar o mercado”, afirmou Bolsonaro. Ele também cogitou a possibilidade de fabricação de carros flex na Índia por meio de empresas brasileiras.


Deixe seu comentário


Publicidade